Tuberculose: uma preocupação para a sanidade humana e animal

Salomão Cambuí de Figueiredo, Aldcejam Martins da Fonseca Junior, Vivianne Cambuí Figueiredo Rocha

Resumo


Introdução: A tuberculose é a principal causa de morte em adultos decorrente de um único agente infeccioso. Esta doença continua sendo responsável por altos índices de mortalidade em todo o mundo, apesar de se conhecer seu agente etiológico e suas formas de transmissão, de dispor-se de quimioterápicos eficazes e de se praticar vacinação em larga escala nas populações.

Objetivos: Este estudo visa abordar os aspectos referentes à importância da tuberculose no homem e bovinos, cuja real magnitude é desconhecida no Brasil, sendo um grave problema de saúde pública, ocasionando prejuízos à pecuária e, principalmente, riscos à saúde da população que consome produtos contaminados.

Metodologia ou Descrição da Experiência: As graves conseqüências desta zoonose não residem exclusivamente nos significativos coeficientes de morbidade e mortalidade para o homem, mas também nos prejuízos econômicos, decorrentes de sua disseminação nas populações animais, as quais assumem importante papel como fontes de infecção para a população humana. A carne e o leite dos animais contaminados podem transmitir diversas doenças ao homem, inclusive a tuberculose bovina. O presente trabalho baseia-se na literatura referente à importância da infecção pelo Mycobacterium. Foram consultadas bases de dados sobre o assunto em sites governamentais, periódicos conceituados, bem como as obras literárias mais atuais sobre a doença.

Resultados: Em países em desenvolvimento, como o Brasil, ainda são necessárias investigações para elucidar a real dimensão da tuberculose com finalidade de estimar a incidência desta doença nos humanos, especialmente nos países que ainda não implementaram políticas efetivas de controle do agente. Os esforços devem ser concentrados nas regiões em que a infecção pelo HIV está disseminada, visto a suscetibilidade dos indivíduos infectados por este agente viral. Além disto, muitos relatos de infecção pelo M. bovis em humanos estão associados com a ingestão de leite não pasteurizado ou ingestão de queijos preparados com leite não pasteurizado.

Conclusão ou Hipóteses: Com base neste estudo, indicamos que medidas possam ser melhor implementadas para identificar e controlar a infecção pelo Mycobacterium, sendo para tal necessário aumentar os esforços globais para erradicar a infecção nos animais e dar ênfase na educação sobre os riscos do consumo dos produtos lácteos não pasteurizados.




Palavras-chave


Sanidade Animal; Educação em Saúde; Epidemiologia

Texto completo:

Sem título

Apontamentos

  • Não há apontamentos.