Faixa etária e a principal causa de queimaduras em crianças: uma revisão

Simone Haru Sawaki de Melo e Silva, David Américo de Assunção Júnior, Michel Quaresma Rodrigues, Marcela de Souza Figueira

Resumo


Introdução: A cada ano acontece um milhão de casos de queimadura no Brasil, e representam a segunda causa de morte na infância. A maioria dos casos de queimaduras em crianças acontece no ambiente doméstico, e acarreta importantes prejuízos sociais, econômicos e emocionais. As queimaduras podem ser prevenidas, entretanto, no Brasil, programas de prevenção às queimaduras são escassos.

Objetivos: Verificar a faixa etária e a principal causa de queimaduras em crianças de 0 – 10 anos, para direcionar possíveis ações preventivas contra queimaduras em crianças.

Metodologia ou Descrição da Experiência: Consistiu de pesquisa bibliográfica utilizando as bases de dados Scielo, BVS, LILACS e o site de busca Google acadêmico, tendo como palavras chaves: queimaduras em crianças e queimaduras infantis. Foram incluídos artigos que abordassem queimaduras em crianças na faixa etária de 0 – 10 anos, identificando a causa das queimaduras e que foram publicadas entre os anos de 2007 a 2013. Foram excluídos todos os artigos que não obedeciam aos critérios de inclusão da pesquisa.

Resultados: Constatou-se que a faixa etária predominante nos artigos é de 1 - 4 ano, devido às crianças nesta idade estarem iniciando os primeiros passos, e serem ávidas por novas descobertas, explorando o meio ambiente e tornando a circulação pela casa mais frequente. Entretanto não têm consciência do perigo a que estão expostas, predispondo-as a sofrerem acidentes, devido à negligência dos adultos no cuidado com as crianças. Identificou-se que a principal causa de queimaduras é por escaldadura, decorrente de eventos como puxar panela, queda sobre líquido aquecido e colocar alguma parte do corpo, como mãos ou pés, em líquido quente, que em contato com a pele da criança, leva a queimadura.

Conclusão ou Hipóteses: Conclui-se que a faixa etária mais acometida por queimaduras é de 1 - 4 anos por escaldadura. Programas educativos de prevenção devem ser feitos, principalmente para famílias que tenham crianças nesta idade, ensinando-as sobre os cuidados preventivos, bem como alertá-la sobre os riscos que permeiam os domicílios. Um cuidado mais especial deve ser dado a crianças perto de líquidos quentes.

 



Palavras-chave


Queimaduras; Crianças; Prevenção

Texto completo:

Sem título

Apontamentos

  • Não há apontamentos.