Faixa etária predominante de óbitos por diarreia em crianças no Brasil

Simone Haru Sawaki de Melo e Silva, David Américo de Assunção Júnior, Michel Quaresma Rodrigues, Marcela de Souza Figueira

Resumo


Introdução: Até dois terços das mortes infantis evitáveis podem ser atribuídas às diarreias, as quais podem ser responsáveis por cerca de quatro milhões de mortes por ano nos países em desenvolvimento. Embora tenham acontecido melhorias no setor da saúde, nas condições de saneamento básico e nas orientações quanto o desmame, ainda há casos de morbidade e de mortalidade por diarreia no Brasil.

Objetivos: Verificar a faixa etária predominante de óbitos por diarreia em crianças de 0 – 9 anos, para melhor direcionar as ações preventivas contra a diarreia em crianças.

Metodologia ou Descrição da Experiência: A pesquisa utilizou as bases de dados do Datasus, obtidos pela morbidade Hospitalar do SUS - por local de internação – Brasil, cujo foco foram os óbitos. Foram incluídos dados que abordassem o óbito por diarreia em crianças na faixa etária de 0 – 9 anos, no período de janeiro de 2008 a novembro de 2012. Foram excluídos todos os dados que não obedeciam aos critérios de inclusão da pesquisa.

Resultados: Constatou-se que a faixa etária predominante nos dados é de 0 - 1 ano, devido às crianças nesta idade apresentarem uma maior fragilidade orgânica contra microrganismos. O desmame precoce, o uso de mamadeiras e a falta de higiene podem agravar o risco de esta criança ter diarreia. Além disso, outros fatores devem ser levados em consideração, como as condições socioeconômico-cultural, ambientais e de infra-estrutura, como a deficiência nos sistemas de saneamento e abastecimento de água.

Conclusão ou Hipóteses: Conclui-se que a faixa etária mais acometida por óbitos em diarreia é de 0 -1 ano. Por isso, um direcionamento das ações preventivas para mães que tenham crianças nesta faixa etária devem ser intensificadas, para diminuir ainda mais a mortalidade por diarreia. Além disso, um reforço nas ações de Atenção Básica pode contribuir para reduzir ainda mais a mortalidade infantil por diarreia.




Palavras-chave


Diarreia; Crianças; Óbitos

Texto completo:

Sem título

Apontamentos

  • Não há apontamentos.