Fatores no abandono ao tratamento de tuberculose, UMS Júlia Seffer, Ananindeua - PA

Juliana Mauri Furlaneto, Marcela Carvalho de Queiroz, Tayana Aguiar Gomes, Cybelle Cristina Pereira

Resumo


Introdução: A tuberculose é uma doença infectocontagiosa, tendo como agente etiológico principal o Mycobacterium tuberculosis, sua transmissão se dá por meio de aerossóis contaminados.O diagnóstico será pela detecção clínica do sintomático respiratório. O tratamento é específico e não deve ser interrompido para que haja cura da doença e evitar a resistência aos fármacos.

Objetivos: Identificar os principais fatores que levam as pessoas que convivem com tuberculose, residentes na comunidade Júlia Seffer no município de Ananindeua-Pará, à abandonarem do tratamento de tuberculose.

Metodologia ou Descrição da Experiência: Solicitou-se autorização à gerente da Unidade de Saúde para realização da pesquisa; Apresentou-se o projeto para o CEP, o qual foi autorizado; Coletou-se os dados disponibilizados pela Ficha B-TB; Realizou-se entrevistas com os ACSs da unidade; Buscou-se referências literárias para a comparação com os dados obtidos.

Resultados: No quesito tratamento:56% realizam o tratamento enquanto 44% abandonaram o mesmo.Dentre os fatores que levam ao abandono do tratamento: alcoolismo (22%); reações adversas às drogas anti-tuberculínicas (22%); melhoria nos sintomas (13%); uso de drogas ilícitas (9%); comprometimento com o tratamento (39%); tempo de tratamento (6%); preconceito com a doença (3%) e 4 ACS/13% não souberam relatar fatores que levam ao abandono.

Conclusão ou Hipóteses: Pôde-se notar, a partir da visão dos agentes comunitários de saúde, que as causas que implicam no abandono ao tratamento da tuberculose inclui vários fatores de natureza heterogênea, já que vão desde condições socioeconômicas, passando pelo serviços e reações adjuntos ao tratamento, até àqueles relacionados à qualidade de vida e suporte social.





Palavras-chave


Tuberculose; Tratamento; Abandono

Texto completo:

Sem título

Apontamentos

  • Não há apontamentos.