Febre maculosa brasileira: um desafio da saúde pública do município de Aratuba

Jeovane Alberto Alves Fraga, Francisco Frota de Vasconcelos, Kátia Cilene Andrade Carvalho Mesquita, Maria Fátima Ferreira de Oliveira, Francisco Luciano Crisóstomo Castelo

Resumo


Introdução: A Febre Maculosa no Brasil é transmistida por carrapatos do gênero Amblyomma. É uma doença febril aguda, infecciosa, de gravidade variável, com cefaléia, mialgia, febre, náuseas, vômitos, entre outros. Seu principal agente etiológico é a bactéria gram-negativa intracelular obrigatória, Rickettsia ricketti.

Objetivos: Descrever a situação epidemiológica da febre maculosa Brasileira no município de Aratuba-Ce, no período de 2010 a 2012, considerando dados do SINAN (Sistema de Informação de Agravos de Notificação) e visita in loco nas áreas com registros de casos suspeitos.

Metodologia ou Descrição da Experiência: Foram analisadas 11 fichas de notificação do SINAN (Sistema de Informação de Agravos de Notificação), presentes no banco de dados do município de Aratuba-Ce e de visitas in loco nas áreas de ocorrência dos casos confirmados e suspeitos, sendo Sítio Jacarandá, Sítio Calembre, Jacaranda, Sítio Jardins das Chunas, Sítio Serragem, Sítio Arabia, Sítio Tope, Sítio São Salvador, Sítio Pindoba, Conjunto Habitacional, Cantinho, Gameleira e Santana. As seguintes variáveis foram analisadas: ocupação, escolaridade, situação geográfica/ambiente, sexo, idade, contato com o carrapato e/ou animais domésticos e silvestres e sintomatologia apresentada.

Resultados: No período de 2010 a 2012 foram notificados 11 casos, com prevalência no sexo masculino, faixa etária de 20 a 30 anos e, principalmente, agricultores residentes em área de mata atlântica que desenvolvem atividades na agricultura familiar voltadas para o cultivo de lavoura e hortaliças. Do total de fichas analisadas, 91% tiveram contato com carrapatos, manifestando principalmente cefaléia, linfadenopatia, mialgia e febre.

Conclusão ou Hipóteses: Constatou-se que a doença predomina em indivíduos que frequentaram ambientes silvestres e tiveram contatos com carrapatos, apresentando sintomas compatíveis com o quadro clínico da doença. Portanto, uma vigilância epidemiológica fortalecida, envolvendo todos os profissionais da saúde, poderá contribuir de forma significativa para a confirmação de um maior número de casos em outras áreas de riscos.

 




Palavras-chave


Fabre Maculosa no município de Aratuba; Carrapatos, Gênero Amblyomma; SINAN

Texto completo:

Sem título

Apontamentos

  • Não há apontamentos.