Grupo convHIVendo- uma abordagem interdisciplinar para pessoas vivendo com HIV/AIDS

Idenalva Silva de Lima, Miriam Gomes Sena

Resumo


Introdução: Descobertas científicas trazem alternativas a terapia anti-retroviral para garantir maior sobrevida aos portadores do HIV/Aids. No entanto, as queixas dos efeitos colaterais, o rigor no cumprimento dos horários da medicação e questões sociais dificultam a adesão ao tratamento, tornando o vírus resistente e comprometendo a qualidade de vida das pessoas que utilizam a medicação.

Objetivos: Contribuir para melhorar a adesão ao tratamento e a qualidade de vida dos usuários do Núcleo.

Metodologia ou Descrição da Experiência: A partir da atuação do Serviço Social no Núcleo DST/Aids, que, desde 1996, acompanha portadores do vírus e doentes com Aids, foi criado o Grupo ConvHIVendo, buscando desenvolver para além da assistência, iniciativas de promoção da saúde. Realizamos encontros mensais com a participação de 12 a 16 usuários, com duração de 90 minutos. O trabalho multiprofissional e interdisciplinar prioriza o acolhimento, a humanização do cuidado e a escuta. Aplicamos dinâmicas de grupo para gerar reflexão e discussão sobre alguns temas propostos. Aspectos culturais, familiares e comunitários são valorizados.

Resultados: O propósito dos profissionais de saúde que atendem as pessoas vivendo com o HIV/Aids é a adesão ao tratamento. As variáveis: desemprego, dependência química, desajustes familiares, solidão e vínculos frouxos com familiares e profissionais de saúde aparecem como causas para a não adesão ao tratamento.

Conclusão ou Hipóteses: Para melhorar a adesão e enfrentar a Aids precisamos para além da assistência desconstruir padrões, crenças, valores e atitudes, aspectos que são construídos na cultura e no meio social. Diante da complexidade da doença, o desafio se constitui em criar estratégias em que haja uma co-responsabilização do tratamento, através da escuta e diálogo para conhecer esse sujeito em sua integralidade.




Palavras-chave


HIV/Aids; Abordagem Interdisciplinar; Adesão

Texto completo:

Sem título

Apontamentos

  • Não há apontamentos.