Habilidade para o trabalho em equipe

Adriana Moreira Serafim

Resumo


Introdução: Neste artigo problematiza-se a questão da eficácia na constituição do trabalho em equipe na área de saúde. Tem como objetivo apresentar os elementos facilitadores e restritivos a atuação eficaz, dando especial destaque aos limites entre a passagem e articulação do trabalho multidisciplinar e interdisciplinar, observando os diversos elementos que estão em jogo.

Objetivos: Adquirir conhecimentos e informações sobre o trabalho em equipe, para que esteja capacitada em desenvolver um projeto de intervenção. Identificar os elementos impeditivos para a formação e manutenção de equipes de trabalho no setor saúde.

Metodologia ou Descrição da Experiência: A metodologia utilizada para definição do tema para pesquisa foi um questionário, contendo 05 perguntas fechadas, a respeito do sentimento do colaborador em relação a si mesmo, ao ambiente de trabalho e à gestão atual, realizada com os colaboradores de uma Unidade Básica de Saúde de Belo Horizonte.

Resultados: Através de um questionário aplicado a um grupo de colaboradores de uma Unidade de saúde, foi identificado que a principal insatisfação desse grupo era a dificuldade em trabalhar em equipe.

Conclusão ou Hipóteses: Temos constatado através dos estudos realizados e também, comprovado com os resultados da nossa pesquisa, que a vida organizacional de uma unidade de saúde, muitas das vezes torna-se pouca harmoniosa, produzindo fragmentações e desequilíbrios que afetam a sua eficácia, provocados em parte, por fatores técnicos e em parte por fatores comportamentais, os mais diversos.






Palavras-chave


Equipe de Saúde; Multidisciplinaridade; Interdisciplinaridade

Texto completo:

Sem título

Apontamentos

  • Não há apontamentos.