Informações e tecnologias educacionais que interessam aos educadores

Angela Benedita da Costa e Silva, Elizabeth Teixeira, Liliane da Silva Nascimento

Resumo


Introdução: Escolas de ensino fundamental são locais ideais para atividades de educação em saúde bucal, pois reúnem crianças com idade adequada para adoção de medidas preventivas, e o educador pode tornar-se um agente multiplicador de conhecimentos. Estudos demonstram que os educadores do ensino fundamental não possuem conhecimentos nessa área.

Objetivos: Identificar as informações e tecnologias educativas sobre saúde bucal que interessam aos educadores da rede municipal de ensino fundamental de um município do Pará (Irituia).

Metodologia ou Descrição da Experiência: Trata-se de uma pesquisa exploratória com 48 educadores (professores e pedagogos) de quatro escolas municipais da zona urbana de Irituia. Estes responderam um questionário com perguntas abertas e fechadas. A análise foi com a estatística descritiva.

Resultados: Os educadores são 91% do sexo feminino, 53% acima de 35 anos de idade, 32% concluíram o ensino médio há mais de 10 ano com atividade docente na escola há mais de 6 anos; 65% não recebeu informações sobre saúde bucal em sua formação acadêmica. Do total, 62% abordam o tema de diferentes formas em sala de aula; o vídeo foi a tecnologia mais citada, e se interessam por várias outras; 91% demonstram interesse por educação em saúde bucal no contexto escolar; 97% afirmam ser a escola e os educadores agentes contribuintes da saúde e bem estar dos alunos, principalmente; a receptividade da comunidade escolar em relação ao tema foi considerada boa à ótima por 77% dos entrevistados.

Conclusão ou Hipóteses: Os educadores não possuem informações para trabalhar saúde bucal na escola. Demonstraram interesse em adquirir conhecimentos sobre o tema. Destaca-se como sugestão a inclusão na estrutura curricular da formação em pedagogia de uma disciplina de educação em saúde bem como ações de educação permanente para os que estão nas redes municipais.






Palavras-chave


Informação em Saúde Bucal; Educação em Saúde Bucal; Educador

Texto completo:

Sem título

Apontamentos

  • Não há apontamentos.