Intervenção interdisciplinar em grupo para o tratamento da obesidade na Atenção Primária

Angélica Almeida Obara, Danielle Arisa Caranti

Resumo


Introdução: O aumento da prevalência de obesidade na população Brasileira justifica a necessidade da elaboração de estratégias para o tratamento, prevenção e controle na Atenção Primária à Saúde. A interação entre os profissionais das equipes da Estratégia Saúde da Família e dos Núcleos de Apoio à Saúde da Família possibilita a prática de ações interdisciplinares voltadas para o tratamento desta população.

Objetivos: Descrever e avaliar uma intervenção interdisciplinar em grupo para o tratamento de adultos com obesidade que frequentam uma Unidade de Saúde da Família.

Metodologia ou Descrição da Experiência: Trata-se de um estudo descritivo de abordagem quali-quantitativa, realizado em uma Unidade de Saúde da Família através de equipe interdisciplinar composta por profissionais da equipe do Núcleo de Apoio à Saúde da Família – um nutricionista, um psicólogo e um terapeuta ocupacional – e da Estratégia Saúde da Família – um médico e dois enfermeiros –, iniciado após aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa. A proposta inicial foi a realização de uma intervenção de 4 meses para o tratamento da obesidade com encontros semanais em grupo para os usuários e reuniões mensais entre os profissionais da equipe interdisciplinar.

Resultados: Sete usuários do sexo feminino concluíram sua participação na intervenção. Houve redução discreta dos dados de antropometria, alterações positivas nos resultados de exames bioquímicos e observou-se mudanças em outros aspectos de saúde das usuárias, tais como autoimagem e autoestima.

Conclusão ou Hipóteses: A intervenção interdisciplinar em grupo apresentou-se como uma estratégia possível e fundamental no tratamento e controle da obesidade na Atenção Primária, além de ferramenta importante no processo de educação permanente das equipes da Estratégia Saúde da Família acerca desta temática.


Palavras-chave


Obesidade; Programa Saúde da Família; Atenção Primária à Saúde

Texto completo:

Sem título

Apontamentos

  • Não há apontamentos.