A comunidade envolvida em saúde e prevenção na escola

Themis Goretti Moreira Leal de Carvalho, Gabriela Machado Pimentel, Cristiane Maria Tomazi Santos

Resumo


Introdução: considerando o Programa Saúde e Prevenção nas Escolas-SPE, institucionalizado no município de Tupanciretã/RS, por meio do trabalho conjunto entre a Secretaria Municipal de Educação e de Saúde e a participação ativa dos estudantes e de toda a comunidade escolar, desenvolvemos no ano de 2012 várias atividades de educação e saúde.

Objetivos: desenvolver estratégias de promoção dos direitos sexuais e reprodutivos, de prevenção das DSTs, do HIV, da aids e das hepatites virais, por meio do desenvolvimento articulado de ações no âmbito das escolas e das unidades básicas de saúde, envolvendo toda a comunidade escolar.

Metodologia ou Descrição da Experiência: através da articulação de canais junto à população escolar facilitando a sua expressão e reconhecendo suas potencialidades e por meio de atividades artísticas, esportivas e culturais, jornal comunitário, gincanas, oficinas diversas, entre outros, buscamos uma atenção integral da saúde dos escolares nas unidades de saúde e nas escolas. Os envolvidos totalizaram uma população de 2531 alunos sendo 819 alunos da rede municipal (611 da zona urbana e 208 da zona rural) e 1712 alunos da rede estadual (971 alunos do ensino fundamental e 741 do ensino médio), sua comunidade escolar e os profissionais das Estratégias Saúde da Família de referência de cada escola.

Resultados: desenvolvemos ações de incentivo à participação juvenil, fortalecendo o protagonismo juvenil, identificando e valorizando lideranças estudantis e da comunidade escolar, que identificaram os problemas que impactam efetivamente a saúde sexual e reprodutiva, no âmbito da escola e da comunidade. Construímos espaços para troca de experiências, atualizações e estudos entre os acadêmicos da UNICRUZ e alunos das escolas públicas de Tupanciretã, criando ambientes participativos de discussões em grupo que favoreceram o exercício das relações afetivas e fortaleceram o autoconhecimento, o autocuidado e o cuidado com o outro para tomada de decisões esclarecidas e responsáveis.

Conclusão ou Hipóteses: é fundamental o compromisso de gestores, profissionais de saúde e educação e a participação ativa dos estudantes e de toda a comunidade escolar, resgatando-se a história e as singularidades da realidade local, para a realização de programas de prevenção na escola.


Palavras-chave


Saúde do Escolar; Prevenção; Comunidade

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.