Jogo da vida: uma importante estratégia para a promoção de saúde

Vinícius Alexandre da Silva Oliveira, Karoline Alencar Rodrigues, Cintya Maria Nunes de Santana, Letícia Cabral Ibiapina, Suzianne Jackeline Gomes dos Santos

Resumo


Introdução: A Estratégia Saúde da Família reorienta o modelo de saúde no país. Para tanto, implementa o protagonismo da Atenção Primária através de práticas de saúde nos níveis da promoção, prevenção, reabilitação e recuperação. Destaca-se a promoção da saúde, que representa um importante auxiliar nesse processo, a qual pode ser desenvolvida, por meio de recursos auxiliares no processo educativo em saúde.

Objetivos: Demonstrar a experiência da Residência Multiprofissional em Saúde da Família e Comunidade, da Universidade Estadual do Piauí, voltada para a potencialização das ações de promoção da saúde, desenvolvida em um território da Estratégia Saúde da Família (ESF), de um bairro de Teresina-PI.

Metodologia ou Descrição da Experiência: Trabalho realizado nas 04 ESF no bairro Poty Velho, no município de Teresina-PI, durante a vivência de território, no período de janeiro a maio de 2013. Trata-se de um relato de experiência da Residência Multiprofissional em Saúde da Família e Comunidade da Universidade Estadual do Piauí, que relata as potencialidades de uma intervenção educativa realizada por meio de um jogo de tabuleiro: Jogo da Vida. As práticas foram realiadas com distintos grupos geracionais, durante as atividades de educação em saúde. Através de ações lúdico-educativas esperou-se problematizar questões associadas a importantes grupos temáticos.

Resultados: Evidenciam uma disposição a associar o conceito de promoção da saúde às atividades de prevenção de doenças. Observa-se o acanhamento das ações educativas nos serviços. As atividades com enfoque intersetorial, que geralmente, são incipientes, por vezes, comprometem a consolidação desse modelo que tem como eixo a promoção da saúde, o que presume a adoção de praticas que incentivem o empoderamento da comunidade.

Conclusão ou Hipóteses: Muitos são os desafios daqueles que atuam na rede básica de saúde, dentre eles a excessiva demanda e o número insuficiente de profissionais. Nota-se a necessidade de reflexões e discussões capazes de promover a reflexão critica sobre assuntos de saúde, que podem ser apresentados ludicamente, facilitando o envolvimento da população e estimulando a promoção da saúde.

 


Palavras-chave


Jogo da Saúde; Promoção da Saúde; Atenção Primária

Texto completo:

Sem título

Apontamentos

  • Não há apontamentos.