Prevalência de hipertensão e diabetes na area de abrangência de uma UFS

João Paulo Cavalcanti Figueiredo Soares, Felype Bastos Marques da Silva, Larissa Neves da Silva, Jayme Pinto da Silva, Felipe Costa Klautau

Resumo


Introdução: A hipertensão arterial sistêmica (HAS) é definida pela presença de níveis tensionais elevados. O diabetes mellitus (DM) é uma síndrome metabólica decorrente da falta de insulina e/ou da incapacidade de exercer seus efeitos. O HIPERDIA é um sistema informatizado que permite cadastrar e acompanhar os portadores de HAS e/ou DM, vinculados às unidades ou equipes de saúde do Sistema Único de Saúde.

Objetivos: O objetivo geral é analisar a incidência e prevalência de hipertensão e diabetes mellitus cadastrados no HIPERDIA da USF Paracuri I, Pará. Os objetivos específicos são analisar a faixa etária e gênero dos pacientes cadastrados no HIPERDIA e identificar quais medicamentos utilizados pelos pacientes.

Metodologia ou Descrição da Experiência: Trata-se de um estudo epidemiológico observacional, descritivo e retrospectivo. O estudo foi realizado na USF Paracuri I, Belém, Pará, através das Fichas A da Estratégia Saúde da Família e livro de registros de pacientes cadastrados no programa HIPERDIA, no período de junho de 2011 a junho de 2012. Foram incluídos pacientes diagnosticados e cadastrados no programa HIPERDIA na USF Paracuri I, com diabetes mellitus e/ou hipertensão arterial sistêmica. Foram excluídos pacientes portadores das doenças, não cadastrados no HIPERDIA. A pesquisa foi realizada de acordo com a Declaração de Nuremberg, Declaração de Helsing e à resolução 196/96 do Conselho Nacional de Saúde.

Resultados: Foram pesquisadas 62 Fichas A do HIPERDIA. Houve predominância de pacientes do sexo feminino (66,1%). Em relação à hipertensão, observou-se uma totalidade de 46 casos, sendo 30 de pacientes femininas. Foram relatados apenas 4 casos de diabetes, com a maior incidência no sexo feminino, com faixa etária predominante de mais de 55 anos. Foram relatados 12 casos de pacientes portadores de hipertensão associada ao diabetes, com predominância feminina. O medicamento mais utilizado para tratamento de hipertensão foi o Captopril, seguido por Losartana, Hidroclorotiazida e Propanolol. Já para o tratamento de diabetes, o hipoglicemiante mais utilizado foi a Glibenclamida, seguido pela Metformina.

Conclusão ou Hipóteses: Conclui-se do presente trabalho que houve predomínio de hipertensão na USF Paracuri I. Observou-se a predominância de pacientes do sexo feminino e metade das ocorrências foram em pacientes com idade superior a 55 anos, tanto para pacientes com hipertensão, como para diabetes. O medicamento mais utilizado no tratamento de hipertensão foi o Captopril, enquanto para diabetes foi a Glibenclamida.




Palavras-chave


Hipertensão; Diabetes; HIPERDIA

Texto completo:

Sem título

Apontamentos

  • Não há apontamentos.