Principais acometimentos dos usuários de um distrito de Belo Horizonte - MG

Juliana Ferreira Mota, Aline Soares Dutra, Anelise Nascimento Prates, Dirce Inês da Silva

Resumo


Introdução: O núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), tem sido uma das prioridades referentes aAtenção Primária, para os usuários do SUS. O mesmo atua na prevenção, reabilitação e educação continuada dos profissionais. Durante os últimos anos o NASF- Barreiro, teve incrementos de várias categorias profissionais o que permitiu uma abordagem mais ampla e eficiente aos usuários.

Objetivos: Descrever os principais acometimentos que levantaram a demanda para a intervenção da equipe interdisciplinar que compõe o NASF: aos usuários das do distrito do Barreiro em Belo Horizonte-MG.

Metodologia ou Descrição da Experiência: Foram analisados dados da produtividade individual de todos os profissionais, que compõe o NASF, durante o período de janeiro a dezembro de 2012. Foram analisados os principais diagnósticos bem como as doenças crônicas com importante impacto à saúde pública, como hipertensão e diabetes. Para análise da frequência foi utilizado planilha excel e o programa SPSS 18.0.

Resultados: Foram atendidos 9305 usuários. Destes 57,9% eram do sexo feminino. 3148 (33,9%) são portadores de hipertensão arterial sistêmica e 1542 (16,6%) de diabetes. Do total, 1126 (12%) foram atendidos devido à obesidade/sobrepeso. Devido acometimentos ortopédicos e /ou osteomusculares 2162 (23,2%) e neurológicos 1771 (19%)dos usuários. Dos pacientes que apresentaram alteração de linguagem/fala e /ou oromiofacial totalizou: 2614 (28%). Pacientes que apresentaram transtornos mentais e comportamentais 1126(12,1%). Dentre as disfunções do trato gastro intestinal e distúrbios endócrino metabólico 947 (10,2%) foram atendidos. Com insuficiência familiar 365 (3,9%) famílias foram abordadas.

Conclusão ou Hipóteses: Evidencia-se que as doenças crônicas tais como: hipertensão, diabetes, e obesidade, e comprometimentos cardiovasculares e neurológicos são os predominantes. Isso vem ao encontro dos estudos que apontam os principais alvos da ação interdisciplinar dos profissionais da Atenção Primária, em especial do NASF.




Palavras-chave


Núcleo de Apoio Saúde da Familia; Atenção Primária; Equipe Multiprofissional

Texto completo:

Sem título

Apontamentos

  • Não há apontamentos.