Problematização à ação: educação em saúde aplicada a consultas de puericultura

Henrique Demeneck, Daize Moraes de Ávila, Rebeca Vilaverde Duarte, Daniela Ferron Carneiro, Joseane Maria Andrade Mouzinho de Oliveira

Resumo


Introdução: O PET-Saúde preconiza a integração ensino-serviço-comunidade a fim de propor práticas de atenção à saúde na ESF condizentes com as reais necessidades dos indivíduos assistidos. A experiência aqui relatada exemplifica que a observação da realidade circundante pode servir de ponto de partida para implementação de ações coletivas que viabilizem mudanças duradouras de hábitos e comportamentos.

Objetivos: Relatar a experiência do grupo de aprendizagem tutorial do PET Saúde na UBS São Domingos (Colombo-PR) no processo de desenvolvimento de instrumento de educação em saúde para utilização nas consultas do Programa de Puericultura.

Metodologia ou Descrição da Experiência: Realizaram-se encontros quinzenais entre os alunos do PET-Saúde e a equipe de enfermagem para planejamento das ações educativas. O amplo diálogo estabelecido entre os atores sociais (usuários da ESF, enfermagem e alunos) permitiu que se discutissem as necessidades de saúde da comunidade. A incorreta introdução de alimentação complementar em crianças inscritas no programa de puericultura foi relatada como importante problema tanto pelas mães destas crianças quanto pelas enfermeiras. A partir desta “situação-problema”, foi desenvolvido o guia “Mamãe, tô com fome. E agora?”. A equipe foi capacitada para utilização da ferramenta, que agora está inserida na rotina de consultas de puericultura.

Resultados: O guia desenvolvido pelos estudantes de medicina com o auxílio de nutricionistas orienta a adoção de práticas alimentares adequadas em crianças de 6 a 24 meses, principalmente no que concerne à introdução da alimentação complementar. Em linguagem acessível, são respondidas dúvidas frequentes das mães e apresentados conceitos-chave referentes ao tema, além de sugestões para elaboração de receitas. O instrumento serve de manual prático para orientação das mães, mas também representa uma verdadeira oportunidade de reestruturação do atendimento em consultas de puericultura, possibilitando a capacitação destas mães para que adotem ações que contribuam para a promoção da saúde dos seus filhos.

Conclusão ou Hipóteses: Nesta experiência, a construção coletiva de conhecimento apontou para um novo norte nos atendimentos de puericultura. Atividades de educação em saúde como esta, que utilizam a pedagogia da problematização e baseiam-se no estabelecimento prévio do diagnóstico da situação de saúde, constituem-se como excelente ferramenta para que as ações educativas adotadas adéquem-se às expectativas da comunidade.




Palavras-chave


Educação em Saúde; Problematização; Nutrição Infantil

Texto completo:

Sem título

Apontamentos

  • Não há apontamentos.