Programa nacional de controle do tabagismo: resultados em UBS de Macapá

Larissa Santos da Luz Carvalho, Lucas Ferreira Siqueira, Gabriella Santos de Oliveira, Maria Helena Mendonça de Araújo

Resumo


Introdução: O tabaco é fator de risco de 6 das 8 principais causas de óbito no mundo. O Brasil é o 2º maior produtor e 1º maior exportador mundial de tabaco, visando diminuir o número de tabagistas o Ministério da Saúde promove o Programa Nacional de Controle do Tabagismo (PNCT). Um estudo retratando o resultado dos que procuraram este programa nas UBS no país é escasso, e em Macapá, era inédito.

Objetivos: O objetivo geral desta pesquisa é constatar os resultados do tratamento contra o tabagismo oferecido em Unidades Básicas de Sáude de Macapá com aporte proveniente do Programa Nacional de Combate do Tabagismo.

Metodologia ou Descrição da Experiência: Realizou-se pesquisa quantitativa em quatro Unidades Básicas de Saúde cujas equipes receberam treinamento e medicamentos para efetivação das atividades do PNCT. Os dados para os resultados foram colhidos das ESF em forma de relatório, disponibilizados pelos responsáveis das ações. Genericamente, nos relatórios de todas as ESF continham o número de grupos existentes em determinado ano, período de existência, número de pessoas que entraram nos grupos e número de pessoas que conseguiram parar de fumar mediante o tratamento. A pesquisa bibliográfica foi feita em bancos de dados como Scielo e PubMed, no Programa Nacional de Controle de Tabagismo e aporte teórico ofertado pelo INCA.

Resultados: As quatro UBS apresentaram os seguintes resultados após o treinamento em 2011:

A UBS do Marabaixo formou 2 grupos com o total de 19 pacientes. Mas, apenas 13 conseguiram parar de fumar ao final do tratamento; A UBS Policlínica da UNIFAP formou dois grupos com 27 pacientes, no total. Sendo que, ao final de todas as sessões, 18 conseguiram cessar o vício; A Unidade Rubim Aronovitch trabalhou com um grupo composto inicialmente por 10 pessoas, e dessas 5 pararam de fumar; E, a UBS do bairro Perpétuo Socorro atuou, em 1 grupo, com 17 pacientes. Desse total, 9 conseguiram abandonar o uso do tabaco. Destarte, do total de atendidos pelo programa nessas UBS, 64,9% conseguiram parar de fumar.

Conclusão ou Hipóteses: A pesquisa demonstra que o PCTN em Macapá ainda possui empecilhos, porém consegue resultados positivos, já que mais da metade dos pacientes atendidos conseguiram parar de fumar. Esses resultados são estímulo às UBS de Macapá para aprimorarem cada vez mais todos os âmbitos do tratamento, desde a capacitação profissional até a relação interpessoal da ESF com o paciente.




Palavras-chave


Tabagismo; Programa Nacional de Controle do Tabagismo; Macapá

Texto completo:

Sem título

Apontamentos

  • Não há apontamentos.