A educação sexual nas escolas do Estado do Tocantins

Fellipe Camargo Ferreira Dias, Vitória de Souza Oliveira, Wande Gonçalvez Diniz, Taynara Guimarães Silva, Maria Sortênia Alves Guimarães

Resumo


Introdução: A educação sexual para adolescentes é assunto preocupante devido ao crescente número de gravidez na adolescência. A educação sexual nas escolas deveria ser definida no núcleo comum para o ensino como tema transversal, de forma multidisciplinar, visando propiciar aos jovens a possibilidade do exercício de sua sexualidade de forma responsável e prazerosa.

Objetivos: Formar agentes promotores de disseminação de conhecimento do tema sexualidade e DST/AIDS e integrar nas escolas a saúde à educação.

Metodologia ou Descrição da Experiência: Tratando-se de um estudo qualitativo, a proposta foi desenvolvida através de ações educativas mediante realização de palestras e oficinas, além de dinâmicas de grupos que propunham o eixo temático – Educação Sexual. As ações propostas foram voltadas aos alunos da Escola Municipal Tiradentes do município de Palmas – TO.

Resultados: Verificou-se que os alunos, tinham tamanho interesse em saber quando podiam iniciar a prática sexual e aprender sobre as prevenções de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST’s), usando métodos corretos de prevenção. Foi possível também decodificar e analisar as deficiências das escolas na tratativa do tema Educação Sexual nas diferentes abordagens.

Conclusão ou Hipóteses: É fundamental a execução de projetos que fomentam a prevenção e promoção da saúde, como também incentivo ao jovem para ser um protagonista dentro da sua realidade social. A socialização da problemática envolvida ratifica que a educação sexual contribui para a saúde dos jovens, por poderem repensar em seus atos, comportamentos e valores com maior responsabilidade.


Palavras-chave


Educação Sexual; Prevenção; Escola

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.