A estratégia de saúde da família informa:sua saúde começa pela boca

Leandro Arantes Moreira, Érica da Silva Zanardi, Jaciano Gomes Santiago

Resumo


Introdução: O relato de experiência retrata as ações de promoção e prevenção em saúde,levando a população do território adscrito ao acesso de informações e cuidados com sua alimentação e inserção de novas práticas saudáveis de saúde. Atividade esta, desenvolvida em uma Unidade de Saúde da Família na cidade do Rio de Janeiro pertencente a área programática (AP 4 ).

Objetivos: Apresentar aos usuários de saúde através das ações de educação em saúde com o propósito de prevenir as maleficências de práticas alimentares inadequadas com estratégias alternativas como a bancada viva de alimentos, um forma dinâmica de mostrar os novos conceitos de alimentação saudável.

Metodologia ou Descrição da Experiência: Utilizamos a corrente teórica do Construtivismo, na concepção de Piaget, que define como o desenvolvimento da inteligência humana, partindo do princípio de que o homem responde aos estímulos externos, usando-os para construir seu próprio conhecimento. Por conseguinte a teoria do construtivismo nos levou a percepção da sublime dimensão da criatividade, que analisamos como a capacidade de construir e reconstruir de forma consensual e gratificante a nossa realidade.

Resultados: A ideologia da criatividade nos trouxe a obra final de todo artifício aplicado,ou seja, a elaboração de um Caderno de Receitas,devido ao fenômeno que a capacidade criadora produz, por meio da interação entre o individuo e seu contexto sócio-cultural, com o enfoque no reaproveitamento de alimentos.

Conclusão ou Hipóteses: A participação da comunidade nos mostrou que devemos envolver mais agentes multiplicadores /profissionais de saúde em atividades alternativas desenvolvidas.Favorecendo a promoção em saúde, fortalecendo o vínculo e de forma dinâmica e didática com o desígnio de estimular a mudança de seus hábitos de vida por meio da prevenção e educação da população envolvida.

op��leX/���importantes no modelo de reorganização da assistência à saúde. A descentralização do TDO aos pacientes portadores de TB para esses profissionais favorece a construção de laços de vínculo, fator primordial para que ocorra a adesão à terapêutica proposta, pois se baseia no cuidado fundamentado na integralidade em acordo com as políticas públicas atuais.

 


Palavras-chave


Hábitos Saudáveis; Educação em Saúde; Construtivismo

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.