Cuidados domiciliares de saúde: pacientes e cuidadores

Camila Leonel Mendes de Abreu, Débora Henrique Calil, Luciane Giorgiani Pellis Alves, Andrea Cifuentes Folhe, Rodrigo Maia de Vassimon Barbosa

Resumo


Introdução: Com o crescimento da população idosa e o aumento da incidência de doenças crônicas, o ato de cuidar de indivíduos com algum grau de dependência no domicílio, atualmente, é tarefa cada vez mais frequente para as famílias. Deste modo, os cuidados domiciliares de saúde, além do suporte ao paciente, devem atentar aos sinais de conflitos no relacionamento entre os cuidadores e o paciente.

Objetivos: Relatar a experiência da equipe multidisciplinar UAD (Unidade de Atendimento Domiciliar), da UBS Jd São Carlos, Distrito Administrativo de Guaianases do Municipio de São Paulo-PMSP /OSS Santa Marcelina, frente à identificação e o enfrentamento dos conflitos entre cuidadores-paciente.

Metodologia ou Descrição da Experiência: Em 2009, a Unidade foi implantada com objetivo de fornecer um serviço multidisciplinar a pacientes com dependência parcial ou total. Contudo, durante os atendimentos, a equipe identifica, por escuta terapêutica, que as principais queixas do cuidador são referentes às limitações na vida cotidiana, como anulação de atividades e ausência de reconhecimento e/ou cooperação por demais membros da família. Sabemos que, a dedicação continua coloca o cuidador em riscos de adoecimento, devido à sobrecarga. Logo, a identificação de sinais de conflitos no relacionamento entre os cuidadores e o paciente, devem ser considerados no plano terapêutico de cuidado.

Resultados:

Conclusão ou Hipóteses: Ao identificar tais condições, são propostas ações em três níveis de apoio: instrumental (provimento de necessidades materiais), de informação (encaminhamento para saúde mental e/ou convocação para reuniões de família e/ou grupos de apoio) e interação social positiva (estimulo a resiliência do cuidador). Trata-se de aconselhamentos em prol do bem estar tanto do paciente quanto do cuidador.






Palavras-chave


Serviços de Assistência Domiciliar; Cuidadores; Equipe de Assistência ao Paciente.

Texto completo:

Sem título

Apontamentos

  • Não há apontamentos.