Dengue: uma abordagem lúdica sobre a prevenção

Rejane Millions Viana Meneses, Eliabe Rodrigues de Medeiros, Ana Beatriz Ferreira Vitorino, Cristiane de Câmara Marques, Renan Ribeiro Barbosa Alves

Resumo


Introdução: A dengue é uma doença infecciosa febril aguda causada por um vírus da família Flavariadae e é transmitida, no Brasil, através do mosquito Aedes Aegypti, também infectado pelo vírus. Nos primeiros quatro meses de 2012, foram registrados 286.011 casos confirmados de dengue no Brasil. Atualmente, a dengue é considerada um dos principais problemas de saúde pública no mundo.

Objetivos: Relatar os conhecimentos apreendidos pelos estudantes do Curso de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, matriculados na disciplina de Epidemiologia e Saúde Ambiental, a partir da encenação teatral lúdica sobre a dengue, na XVIII CIENTEC (SEMANA DE CIENCIA, TECNOLOGIA E CULTURA).

Metodologia ou Descrição da Experiência: Utilizada a metodologia de ensino socializado, no evento científico anual da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), denominado XVIII CIENTEC, que teve como objetivos principais o trabalho em grupo e a interação social e mental proveniente dessa modalidade de tarefa. A narrativa teatral, problematizada pela representação lúdica, considerada como instrumento de comunicação e forma eficaz de penetrar no âmbito da realidade, abordando temas de interesse do público infanto-juvenil e do público em geral, descrevendo a importância fundamental da conscientização na prevenção do combate a dengue.

Resultados: Por tratar-se de prática instrumental para o desenvolvimento humano, a atividade lúdica, desenvolvida pelos discentes voluntários do Curso de graduação de Enfermagem matriculados na disciplina de Epidemiologia e Saúde Ambiental, em conjunto com os participantes que compareceram ao evento científico anual da UFRN, no período de vinte e três a vinte e sete do mês de outubro de 2012, formaram conceitos, selecionaram ideias, integraram percepções, apreenderam mais rapidamente e o que é fundamental, compartilharam tais conhecimentos, tornando-se agentes multiplicadores de informações essenciais no combate a dengue.

Conclusão ou Hipóteses: A participação dos discentes de Enfermagem na XVIII CIENTEC da UFRN demonstrou quão importante é a conscientização transformadora, junto ao público infanto-juvenil e em geral, da prevenção do combate a dengue, ao evitar a proliferação do mosquito e pela inexistência até o momento de vacinas ou medicamentos como medidas profiláticas propiciando a integração com a comunidade.

 


Palavras-chave


Dengue; Prevenção; Multiplicadores.

Texto completo:

Sem título

Apontamentos

  • Não há apontamentos.