A experiência da feira de saúde de Urucurituba, interior do Amazonas

Leonardo Marinho, Jamille Holanda do Amaral, Celsa Souza, Rodrigo Tobias

Resumo


Introdução: Tendo em vista a necessidade de promover ações que permitam a comunidade interferir no processo saúde-doença, o Programa Saúde e Cidadania, da Universidade Federal do Amazonas, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Urucurituba e com a Universidade do Estado do Amazonas realizaram no dia 29 de novembro de 2012 a Segunda Feira de Saúde de Urucurituba.

Objetivos: Proporcionar o empoderamento da população, permitindo o acesso da comunidade a informações sobre prevenção de doenças, diminuição de agravos, mudanças de estilo de vida, endemias comuns da região amazônica, dentre outros aspectos, sempre sob a luz da promoção da saúde.

Metodologia ou Descrição da Experiência: A feira foi composta de oito barracas apresentando os temas: doenças sexualmente transmissíveis, saúde da mulher, drogas e tabagismo, alimentação saudável e obesidade, violência doméstica e sexual, doenças tropicais, centro de informações toxicológicas e saúde bucal. Em cada barraca, dois acadêmicos de medicina eram responsáveis por explanar o tema e dirimir as possíveis dúvidas. As barracas estavam ornamentadas com cartazes de campanhas nacionais, estaduais e municipais. Foram realizadas medidas antropométricas, com mensuração do IMC; entregas de folders explicativos; camisinhas; dramatizações; campanhas contra dengue; contra intoxicação; dentre outras ações.

Resultados: A participação efetiva da comunidade do município de Urucurituba, permitiu que a feira de saúde fosse um instrumento de promoção da saúde eficaz, pois possibilitou a difusão de enorme quantidade de conhecimento e informações em saúde. As crianças participaram respondendo a questionamentos sobre temas que foram abordados na feira; as mulheres assistiram à importância do diagnóstico precoce da gravidez, além da necessidade do exame preventivo na prevenção do câncer de colo de útero; os jovens foram incentivados a realizar o teste rápido para HIV, contribuindo para a política nacional de controle da AIDS, dentre outras ações de promoção e educação em saúde.

Conclusão ou Hipóteses: A Feira de Saúde foi um instrumento de empoderamento da população, pois levou à comunidade informação em saúde, esclarecimentos, expôs necessidades para a diminuição dos agravos em saúde; demandas para a saúde coletiva daquela comunidade que perpassam pela internalização do conhecimento.


Palavras-chave


Feira de Saúde; Promoção da Saúde; Empoderamento

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.