Educação em saúde e mobilização social contra dengue em Caucaia - CE

Kedimam Célis Barros Bastos, Mônica Cardoso Façanha, Francisco Sousa Pires, José Alexandre Araújo, Marina Barros França

Resumo


Introdução: Em 2011 a incidência de dengue no Ceará foi de 670,98 casos/100.000 habitantes, registrando a maior proporção de epidemias de dengue no Ceará. O município de Caucaia em 2011 passa à classificação de alto risco, com total de 3015 casos suspeitos de dengue e 1274 casos confirmados. Diante desta situação epidemiológica, o Plano de Ação Contra Dengue é elaborado para redução da incidência de dengue.

Objetivos: Descrever ações de educação em saúde e mobilização social contra Dengue desenvolvidas em Caucaia – Ceará, de janeiro a junho 2012.

Metodologia ou Descrição da Experiência: Estudo descritivo realizado em Caucaia – Ceará/Brasil, entre janeiro e junho de 2012.

Resultados: O Plano de Ação Contra Dengue compreendeu 04 UBS e 18 escolas, onde a equipe de mobilização social promoveu medidas no controle da Dengue. Com o plano abrangendo 09 bairros, realizou-se 60 palestras, 08 Operações Quintal Limpo, 06 Passeatas, 07 Mutirões, 12 Capacitações a professores e alunos e 18 eventos de exposição, com distribuição de 42 mil panfletos, 1.334 cartazes afixados e 8.500 adesivos. Cerca de 600 prédios residenciais foram visitados pelos agentes de Endemias na Operação “Dengue na Minha Casa Não”. Outras ações desenvolvidas foram: entrevistas nas emissoras de rádios e divulgação das ações nas redes sociais e no Portal de Caucaia.
Conclusão ou Hipóteses: A prevenção da doença e controle do vetor com participação ativa da comunidade ainda é um desafio. A continuidade das ações é necessária e a inovação urgente, com inclusão de Oficinas Educativas e Capacitação dos professores com ciclo de palestras nas escolas envolvendo outros temas como Calazar e Tuberculose.






Palavras-chave


Dengue; Educação em Saúde; Mobilização Social

Texto completo:

Sem título

Apontamentos

  • Não há apontamentos.