A funcionalidade da LIMFACS na construção do conhecimento dos acadêmicos da UFC

Luma Taveira Nunes, Thamara Vieira Rolim, Ana Beatriz Cavallari Monteiro, Ize Melo Amaral, Olivan Silva Queiroz

Resumo


Introdução: As Ligas Acadêmicas são grupos de estudantes que atuam segundo o tripé universitário de Ensino, Pesquisa e Extensão e estão presentes em grande parte das universidades brasileiras. Apresentam como objetivos principais proporcionar vivências e práticas multiprofissionais aos acadêmicos e o incentivo à produção científica, sendo desenvolvido principalmente em Unidades de Saúde.

Objetivos: Apresentar a importância da Liga de Medicina de Família e Comunidade de Sobral na construção do conhecimento dos acadêmicos de Medicina da Universidade Federal do Ceará.

Metodologia ou Descrição da Experiência: A LIMFACS é uma organização formada por um grupo de 10 estudantes de Medicina e um professor orientador. Foi criada em 10 de outubro de 2007 e, atualmente, atua com diversas atividades dentro da universidade e dos principais postos de saúde da cidade. Suas principais atividades incluem: reuniões semanais, estudo de casos clínicos, acompanhamento do médico de família e comunidade, realização de Sessões Clínicas e campanhas, seguimento dos ACS e acompanhamento de grupos de apoio da comunidade. Estas atividades visam integrar cada indivíduo na sociedade, contribuindo para a construção do conhecimento dos estudantes e criação de projetos para a melhoria dos serviços de saúde para a população.

Resultados: A atuação dos acadêmicos de Medicina junto a Liga mostrou-se importante para o desenvolvimento de conhecimentos e habilidades de forma ativa com os temas inerentes à aprendizagem baseada na comunidade, assim como para a melhoria dos projetos e ações presentes nos principais postos de saúde da cidade. Tais atividades contribuem para o fortalecimento da vivência dos estudantes no ambiente comunitário e internaliza atitudes diferenciadas em relação aos cuidados primários à saúde, expressando-se, principalmente, através do exercício de uma medicina centrada na pessoa.

Conclusão ou Hipóteses: Através das experiências vivenciadas e relatadas por acadêmicos (integrantes e ex-integrantes) e orientadores, o projeto tem contribuído para o olhar abrangente dos estudantes sobre o paciente, estimulando o senso de humanização e o conhecimento sobre as necessidades sócio epidemiológicas do País, além de integrar ações da graduação à Atenção Primária e à Saúde da Família.


Palavras-chave


Ensino; Saúde da Familia; Medicina Comunitária

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.