A importância da assistência farmacêutica na atenção primária de saúde

Flavio de Sousa Paula

Resumo


Introdução: No Brasil o uso irracional de medicamentos é preocupante. O uso indevido de medicamentos é considerado um problema de saúde pública. A Assistência Farmacêutica é um conjunto de ações voltadas à promoção, proteção e recuperação da saúde, tanto individual como coletiva e tem como objetivo, assegurar o acesso da população aos medicamentos de qualidade contribuindo para o uso racional.

Objetivos: Apresentar ações de promoção de saúde através de Serviços de Assistência Farmacêutica, visando alcançar melhores resultados no uso racional de medicamentos, adesão terapêutica e na qualidade de vida de indivíduos, famílias e população.

Metodologia ou Descrição da Experiência: Abordagem qualitativa no momento da dispensação de medicamentos pelo farmacêutico; relato de experiências dos participantes voltados especialmente para dificuldade de adesão à terapia farmacológica e uso racional de medicamentos nos grupos de hipertensão, diabetes e Cuidando de Quem Cuida da Clínica da Família Souza Marques; avaliação da percepção de médicos, enfermeiros e ACS. Os métodos da atenção farmacêutica foram hierarquizados de acordo com a necessidade dos pacientes, dispensação de medicamentos e educação em saúde. Realizadas seis palestras com os temas: Automedicação, Adesão Terapêutica e Uso Racional de Medicamento.

Resultados: As palestras contribuíram para promoção do uso racional de medicamentos, proporcionando melhor qualidade de vida para o indivíduo e a população através de esclarecimento de dúvidas, principalmente em relação a medicamentos de uso contínuo para diabetes e hipertensão, além da equipe multidisciplinar inserir o farmacêutico na assistência à saúde, mais especificamente, a assistência farmacêutica. Melhor compreensão em relação ao desenvolvimento de reações adversas, interações medicamentosas, redução da efetividade terapêutica, intoxicação, dependência e abandono de tratamento.

Conclusão ou Hipóteses: Ações de promoção à saúde desenvolvida pelo Serviço de Assistência Farmacêutica produziram um impacto positivo na qualidade de vida da população, considerando-se fundamental a participação do farmacêutico na equipe multidisciplinar para adesão terapêutica e uso racional de medicamentos.

a o�%ce�`��>

 


Palavras-chave


Uso Racional de Medicamentos; Assistência Farmacêutica; Prevenção e Promoção à Saúde

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.