A promoção de saúde para indígenas a partir da educação em saúde

Vitorina Neta Ribeiro Dias, Míriam Pereira Messias

Resumo


Introdução: Educação em saúde contribui na difusão de informações. Logo, foi realizada uma palestra na Escola Estadual Indígena do Município de Luciara-MT. As drogas representam um problema de saúde pública para os indígenas desta comunidade, dada a facilidade de acesso à população envolvente. Essa população é assistida pelo Distrito Sanitário Especial Indígena Araguaia sediado em São Félix do Araguaia-MT.

Objetivos: Oportunizar aos adolescentes, jovens e adultos indígenas conhecimentos sobre Drogas e os possíveis desajustes socioculturais, comprometendo sua saúde física e mental.

Metodologia ou Descrição da Experiência: Num primeiro momento foi feito o contato com a gestão escolar, para saber quais temas deveriam ser abordados. Foi sugerido à temática “Drogas”. O convite à comunidade foi feito pelos Agentes Indígenas de Saúde. A palestra foi ministrada pela enfermeira Vitorina Neta Ribeiro Dias e ocorreu no período matutino com duração de 01h30min, numa sala de aula da Escola Estadual Indígena Hadori abordando: Conceito de Drogas; Drogas Lícitas e Ilícitas; Alcoolismo e Tabagismo, Maconha; Cocaína; Crack e Dependência Química. Ao todo 45 pessoas participaram, dentre alunos e familiares, com o auxílio de recursos audiovisuais e a atuação de um professor, como tradutor para a língua materna.

Resultados: Dos 45 participantes, 20 eram alunos do ensino fundamental e os demais, membros da comunidade escolar (pais, professores e outros). Houve maior participação dos pais, por conta do perigo eminente a que seus filhos estão expostos. Os jovens demonstraram pouco interesse nas discussões. Este fator foi desestimulante, posto que este fosse o público alvo do evento, dada sua vulnerabilidade em relação às drogas. Por outro lado, foi gratificante perceber que os pais demonstraram bastante interesse e preocupação quanto ao futuro dos filhos relacionado às drogas.

Conclusão ou Hipóteses: Educação em saúde é uma importante ferramenta na prevenção de agravos à saúde. O ensino/aprendizagem sobre as drogas e seus terríveis efeitos ainda é a forma efetiva de prevenção do consumo destas, sobretudo em populações indígenas.


Palavras-chave


Educação em Saúde; Drogas

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.