A utilização de práticas integrativas e complementares na promoção da saúde mental

Charline Szareski charlineszareski@yahoo.com.br

Resumo


Introdução: A melhoria dos serviços e o incremento de diferentes abordagens, como as Práticas Integrativas e Complementares, configuram prioridade do Ministério da Saúde, tornando disponíveis opções preventivas e terapêuticas aos usuários do SUS.

Objetivos: Trata-se de um relato de experiência sobre a utilização de Práticas Integrativas e Complementares para a promoção da saúde mental, realizada em uma Unidade Básica de Saúde.

Metodologia ou Descrição da Experiência: Os encontros tiveram inicio em abril de 2012 e são realizados mensalmente com os usuários que tem interesse na temática.Para isso conta-se com a colaboração de uma profissional da saúde que utiliza práticas como a respiração, o relaxamento e alongamento, aliadas a técnicas artesanais, como a confecção de mandalas e oficinas de fuxicos. Os encontros iniciam com um relaxamento e respiração e seguem com as oficinas de confecção de mandalas e fuxicos, de acordo com o interesse dos participantes. O material para as oficinas são adquiridos mediante doações.

Resultados: Por se tratar de uma atividade recente, ainda não é possível visualizar resultados, o que se observa até o momento é o vínculo que alguns usuários fizeram com o grupo, bem como a procura de novos interessados em participar dos encontros, isso nos motiva para a continuidade desse trabalho devido a importância que tem na vida das pessoas.

Conclusão ou Hipóteses: Ao atuar nos campos da prevenção de agravos e da promoção, manutenção e recuperação da saúde baseada em modelo de atenção humanizada e centrada na integralidade do indivíduo, a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares contribui para o fortalecimento dos princípios fundamentais do SUS e para a melhoria da qualidade de vida dos usuários.

 


Palavras-chave


Saúde Mental; Práticas Integrativas e Complementares; Enfermagem

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.