Abordagem das gestantes na comunidade, identificação, pré-natal e grupo

Lucia Wong, Daniela Cristina Geraldo

Resumo


Introdução: A gestação torna as mulheres mais receptivas para receber informações e orientações que são importantes na melhoria da sua saúde.

Objetivos: Oferecer ações que garantam um pré-natal de qualidade e apresentar estratégias na prevenção para os agravos da gestação, parto e puerpério.

Metodologia ou Descrição da Experiência: Através da capacitação do agente comunitário de saúde, lideres comunitário e equipe da estratégia saúde família, que passaram a reconhecer queixas e sintomas que sugerem gravidez. Permitiram a melhoria na localização das gestantes na comunidade antes da décima segunda semana de gravidez. O ingresso no programa mãe paulistana, garantem um atendimento com qualidade. As consultas intercaladas médico/enfermeiro criam vínculos que proporcionam confiança a gestante. Os grupos educativos esclarecem duvidas e dinamizam o contato social das gestantes na sua comunidade, proporcionando a oportunidade de comparações estimulam o enfrentamento dos problemas comuns da gestação.

Resultados: Com essa abordagem as gestantes sentem-se melhor preparadas para o trabalho de parto, melhorando a aceitação para o parto natural, aumentando o numero de aleitamento materno exclusivo até o sexto mês.

Conclusão ou Hipóteses: O trabalho de equipe melhorou a eficácia na identificação das gestantes na comunidade, na qualidade do pré-natal, parto e puerpério.


Palavras-chave


Gestante; Comunidade; Grupo

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.