A importância do acolhimento enquanto prática necessária à atenção integral à saúde

Danilo José Leite Gomes, David Ramos da Silva Rios, Renata Meira Véras

Resumo


Introdução: Há tempos busca-se a superação de modelos tecnicistas de atenção à saúde, nos quais os métodos empregados ignoram o sujeito diante dos profissionais e, dessa forma, não promovem uma atenção integral. A partir disso, busca-se apresentar a importância da prática do acolhimento como alternativa, visando aproximar os pares da relação profissional/paciente e oferecer um cuidado integral ao usuário.

Objetivos: Analisar e discutir as potencialidades da prática do acolhimento na relação profissional/paciente e de que forma isso se reflete na oferta de um cuidado integral à saúde dos usuários.

Metodologia ou Descrição da Experiência: Realizou-se uma revisão de literatura sobre experiências na prática do acolhimento em unidades de saúde brasileiras, na base de dados Ceifo, com os descritores: "Acolhimento” e “Unidade de Saúde". Os artigos selecionados obedeceram aos seguintes critérios: relatavam experiência da prática da utilização do acolhimento em unidade(s) de saúde; publicados após o ano de 2003 - ano no qual se instituiu a Política Nacional de Humanização; análise do fator de impacto das revistas de origem dos trabalhos; e relevância da experiência relatada para o desenvolvimento deste trabalho.

Resultados: O acolhimento implica no estabelecimento de relações de aproximação de modo humanizado, na perspectiva do desenvolvimento da autonomia, e não pode ser encarado como responsabilidade exclusiva dos profissionais de saúde, pois é influenciado por fatores políticos, econômicos, sociais e históricos; devendo, portanto, que a instituição em si esteja intimamente envolvida com essa temática. Com a prática do acolhimento nas unidades, destacam-se pontos importantes que influem para o cuidado integral do usuário como a satisfação no atendimento recebido - através da escuta qualificada e acompanhamento dos casos pela equipe médica - além da maior resolutividade das demandas apresentadas.

Conclusão ou Hipóteses: A relação de respeito e escuta entre profissionais e usuários faz muita diferença entre as práticas das ações de saúde. A autonomização e empoderamento dos sujeitos tornam os usuários protagonistas de seus próprios atendimentos e valorizam suas subjetividades, sendo essas condições substanciais para a oferta do cuidado integral na relação profissional-usuário.


Palavras-chave


Humanização da Assistência; Acolhimento; Integralidade

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.