Abordagem interdisciplinar: grupo de postura na realidade do NASF

Evaldo Eufrásio Vasconcelos, Eliane Wagner Vasconcelos, Liduina Joyce Prado Linhares, Gleison Giliarde Arcanjo

Resumo


Introdução: O processo saúde-doença é uma constante preocupação entre os profissionais da saúde. A implantação do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) por meio da Portaria GM n.154, de 24 de janeiro de 2008 pelo Ministério da Saúde é prova de que o SUS busca tratar seus usuários na sua integralidade. Dessa forma os profissionais do NASF de Acaraú, CE agem visando atender as necessidades da população.

Objetivos: Este trabalho tem como objetivo socializar a abordagem interdisciplinar do Profissional de Educação Física e do Fisioterapeuta do NASF e o Profissional de Enfermagem da Estratégia de Saúde da Família (ESF) do município de Acaraú, CE que atuam em prol da saúde integral de seus usuários.

Metodologia ou Descrição da Experiência: Optou-se pelo relato de experiência utilizando a técnica de observação participante no período de fev/jun de 2011 em Acaraú/CE. O grupo de postura foi criado para melhorar a qualidade de vida dos usuários com queixa de dores osteoarticulares, diminuindo a espera pelas sessões de fisioterapia. As ações no grupo foram realizadas no NASF pelo Profissional de Educação Física e Fisioterapeuta, dentre as quais podemos citar: avaliação física e postural, correção postural, exercícios musculares, alongamento e técnicas de respiração. O profissional de enfermagem contribuía com recomendações para a continuação do tratamento em domicílio e prevenir a auto medicação, ato comum entre os usuários.

Resultados: Grande parte da população do município de Acaraú, CE é diagnosticada ou queixa-se de dores osteoarticulares, especialmente na coluna, desde as mais diversas algias (lombagias e cervicalgias) até problemas mais graves como a hérnia de disco, o que aumenta cada vez a procura pela ESF e da clínica de fisioterapia. O trabalho articulado e interdisciplinar entre os profissionais do NASF e ESF procurou reduzir a superlotação na clínica de fisioterapia para que a mesma, em sua oferta, desse prioridade aos casos mais graves e, ao mesmo tempo, minimizar os impactos causados pelos problemas osteoarticulares e proporcionar melhor qualidade e bem estar aos usuários.

Conclusão ou Hipóteses: Acompanhando o novo panorama das ações em saúde, a atuação interdisciplinar dos profissionais do NASF, integrada com os profissionais da ESF vem contribuindo para a prevenção de doenças, como por exemplo, as doenças osteoarticulares, tratamento, reabilitação e promoção da saúde, garantindo a integralidade e buscando a melhoria da qualidade de vida da população.


Palavras-chave


NASF; Interdisciolinaridade; Saúde da Família

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.