Abordagem sobre hipertensão com jovens e adultos do ensino público de Belém - PA

Isamériliam Rosaulem Pereira da Silva, Michel Quaresma Rodrigues, Silviane Ribeiro Castilho, David Américo de Assunção Júnior, Réia Sílvia Lemos

Resumo


Introdução: Hipertensão é um dos problemas de saúde pública mais comum no Brasil. Fatores nutricionais, estilo de vida e genética contribuem efetivamente para o desenvolvimento dessa morbidade. É importante que a população receba orientações sobre a doença de forma simples e objetiva para maior entendimento, envolvendo uma abordagem multidisciplinar.

Objetivos: Apresentar e discutir as ações de extensão realizadas para jovens e adultos do ensino público da periferia de Belém-Pa referente à hipertensão.

Metodologia ou Descrição da Experiência: As ações foram realizadas no período de Maio a Novembro de 2012, por discentes de Nutrição, Educação Física, Psicologia, Medicina e Odontologia, havendo levantamento bibliográfico sobre o tema abordado para confecção de material didático/ilustrativo para os estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA), conceituando e tratando dos principais tópicos referentes à Hipertensão, com ênfase a prevenção. Após as atividades foram abertos questionamentos para que não houvesse quaisquer dúvidas sobre o tema por parte dos alunos.

Resultados: Realizaram-se oito palestras em escolas do ensino público de Belém-Pa, localizadas na periferia, alcançando o total de 251 alunos, sendo 112 do EJA, em quatro turmas da EM ‘Amália Paumgartten’ e 139 do PRO-EJA em quatro turmas do Instituto de Educação do Pará (IEP). Os alunos mostraram-se bem receptivos e interessados sobre a abordagem referente à Hipertensão, realizando vários questionamentos e colocações acerca do assunto explanado. Foram atividades amplamente proveitosas tanto para o público alvo quanto para os discentes que ministravam as palestras.

Conclusão ou Hipóteses: Educação é fundamental para o entendimento de um estilo de vida saudável. Nesse contexto ações de extensão universitária proporcionam informação e conscientização para com o público ouvinte, devendo ser buscada em escolas, centros comunitários, unidades de saúde entre outros ambientes de acesso a população. Essa vivência é um exercício enriquecedor tanto para discentes, quanto para o público.


Palavras-chave


Hipertensão; Educação em Saúde; Saúde Escolar

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.