Combate à obesidade: prevenção em atividade de extensão universitária

David Américo de Assunção Júnior, Michel Quaresma Rodrigues, Janyelle Teixeira Alves Vaz, Silviane Ribeiro Castilho, Réia Sílvia Lemos

Resumo


Introdução: No Brasil de hoje, como em outros países, a incidência de obesidade vem aumentado em todas as faixas etárias e, segundo a pesquisa VIGITEL do Ministério da Saúde, quase metade da população brasileira está acima do peso ideal. As ações de extensão universitária assumem importância ímpar no combate à obesidade, formação e consolidação de hábitos saudáveis.

Objetivos: O presente trabalho foi desenvolvido com o intuito de apresentar e refletir as atuações e resultados obtidos pelo grupo extensionista, das ações de orientação e esclarecimento aos alunos da Educação Infantil, Ensino Fundamental e EJA sobre a incidência e prevenção da obesidade.

Metodologia ou Descrição da Experiência: O projeto interdisciplinar aconteceu nos meses de Maio a Novembro de 2012, com desenvolvimento em cinco escolas públicas de Belém por meio de proferição de palestras explicativo-interativas com recursos multimídia (vídeos e apresentações ilustradas) e/ou dinâmicas de grupo (soletração, quis, jogo de pistas) abordando o tema de obesidade, utilizando definições e orientações voltadas para a prática preventiva e a melhoria da qualidade de vida.

Resultados: Foram proferidas doze palestras em cinco escolas públicas de Belém-PA sobre temas que abordavam diferentes aspectos da alimentação saudável e da prevenção e ocorrência da obesidade, que alcançaram centenas de alunos (517) de diversas turmas e faixas etárias, da Educação Infantil à Educação de Jovens e Adultos. A espontânea interação do público-alvo no momento das apresentações e o aproveitamento dos participantes para com os conhecimentos expostos mostraram-se elevadas, pois obtiveram bom rendimento nos testes das dinâmicas de grupo.

Conclusão ou Hipóteses: As ações assumem fundamental importância pelo seu caráter preventivo, uma vez que alcançam centenas de alunos, cuja maioria é de comunidades da periferia da cidade. A interação que se observa durante as palestras e o desempenho dos alunos nas dinâmicas de grupo indicam notável assimilação dos conteúdos expostos, o que ressalta o sucesso da intervenção, de aproximação da universidade da comunidade.


Palavras-chave


Extensão; Promoção da Saúde; Obesidade

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.