Aspectos epidemiológicos da tuberculose em Garanhuns - PE, entre 2009 e 2011

José Severino Campos Neto, Daniel Friguglietti Brandespim, Maria Lidiane Oliveira Silva

Resumo


Introdução: A tuberculose é uma enfermidade causada pelo Mycobacterium tuberculosis. A Organização Mundial de Saúde estima que 1/3 da humanidade seja infectada pelo bacilo, com cerca de oito milhões de casos novos e três milhões de mortes por ano. É a maior causa de morbimortalidade entre as doenças infecciosas, sendo responsável por 25% das mortes evitáveis. Em 1993, foi declarada como emergência mundial.

Objetivos: A fim de conhecer melhor a situação geral da tuberculose no município de Garanhuns, Estado de Pernambuco, o presente trabalho teve por objetivo caracterizar os aspectos epidemiológicos dos casos notificados à Secretaria Municipal de Saúde (SMS) no período de 2009 a 2011.

Metodologia ou Descrição da Experiência: Foi realizado um estudo epidemiológico descritivo retrospectivo, a partir do levantamento e análise (qualitativa e quantitativa) dos dados presentes nas fichas de notificação/investigação de tuberculose digitadas no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN) no município de Garanhuns, Pernambuco. Fizeram parte da população estudada todos os pacientes inscritos no Programa de Controle da Tuberculose com início e fim de tratamento no período de 2009 a 2011. Os dados foram coletados das fichas de notificação/investigação de tuberculose digitadas no SINAN e tabulados através do programa Tabwin, versão 3.2, da divisão de vigilância epidemiológica do município de Garanhuns.

Resultados: Foram notificados 117 casos de tuberculose por todas as formas clínicas. Em relação aos dados sociodemográficos, 67,5% dos casos foram do sexo masculino e 32,5% feminino. Quanto a faixa etária, 43,5% situaram-se entre 50 e 79 anos e 44,4% possuíam ensino fundamental incompleto. A maior taxa de incidência foi no ano de 2009 (33,5). Referente aos dados clínico-epidemiológicos, 82% foram da forma pulmonar e em 66,8% dos casos, realizou-se baciloscopia do escarro, sendo 30,6% com resultado positivo e 36,2% negativo. Quanto ao tratamento dos pacientes, 84,6% foram supervisionados. No encerramento, 76,9 tiveram cura, 1,7% abandonaram o tratamento, 8,5% foram transferidos e 5,1% forma a óbito.

Conclusão ou Hipóteses: Os resultados obtidos possibilitaram conhecer as características dos casos notificados de tuberculose e avaliar, de forma indireta, a qualidade do Programa de Controle da Tuberculose coordenado pelo serviço municipal de saúde de Garanhuns-PE, expressa na sua baixa taxa de cura e percentual de realização de baciloscopias para diagnóstico da enfermidade.





Palavras-chave


Tuberculose; Aspectos Epidemiológicos

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.