Acadêmicos de saúde atuando em escolas públicas, Manaus - AM: relato de experiência

Cássia Rozária da Silva Souza, Josiani Nunes do Nascimento, Renato da Cunha Araújo, Priscila Soares de Souza, Nilcéia Aparecida Mota Marques

Resumo


Introdução: A promoção da saúde consiste em capacitar a população para melhorar suas condições de saúde e aumentar o seu controle sobre as mesmas. Além disso, é definida como uma combinação de apoios educacionais e ambientais que visam a divulgação de informações acerca de hábitos de vida saudáveis, repassando conhecimentos e habilidades para o autocuidado da saúde.

Objetivos: Descrever as atividades teóricas e práticas desenvolvidas na disciplina “Atenção Integral à Saúde”, pelos acadêmicos de Enfermagem, Medicina e Odontologia, da Universidade do Estado do Amazonas, enfatizando o trabalho interdisciplinar a serviço da comunidade.

Metodologia ou Descrição da Experiência: A disciplina do 1º período almeja inserir o discente na realidade da saúde regional e nacional, isto é, fazendo-o ser capaz de compreender o Sistema Único de Saúde-SUS/Estratégia Saúde da Família. A parte teórica baseou-se em aulas expositivas, investigação científica, problematização e debate de diversos temas relacionados à saúde pública. Quanto à prática, houve apresentação dos discentes em escolas da rede pública de ensino, preparada sob orientação, divisão dos grupos, discussão das temáticas e confecção de recursos didáticos contextualizados para as respectivas faixas etárias e temáticas (drogas lícitas e ilícitas, higiene, nutrição regional, doenças endêmicas e saúde ambiental).

Resultados: As equipes apresentaram atividades didáticas-lúdicas para cerca de 360 alunos de diferentes séries, permitindo a interação e integralidade dos cursos. O foco principal apoiou-se na orientação educacional e prevenção de doenças e agravos. Após as práticas, as equipes entregam um relatório descrevendo suas reflexões e sugestões acerca da atividade executada, introduzindo, desta maneira, o senso crítico-científico nos acadêmicos participantes. Mencionaram ainda terem sido estimulados diante do desafio lançado e estarem com um sentimento de satisfação quanto ao serviço prestado para a sociedade. No tocante aos gestores das escolas atendidas, solicitaram que tal atividade se tornasse periódica.

Conclusão ou Hipóteses: Podemos praticar a interdisciplinaridade - discentes, aprendem a trabalhar de forma humanizada e em grupo; docentes, porque se vêem compelidos a ampliar o conhecimento; a instituição de ensino, por se inserir na proposta pedagógica da disciplina; a comunidade infanto-juvenil, por oportunizar e integrar-se as dinâmicas educacionais em prol da promoção da saúde, tornando-se multiplicadores.


Palavras-chave


Atenção Integral a Saúde; Integralidade; Promoção da Saúde

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.