Aceitação da doença como promotora da adesão ao tratamento da diabetes

Shelda Darling Barbosa Chaves, Ravena Mota Pontes, Rebecca Santos Souza, Samuel Vasconcelos Landim, Valézia Marques Sales de Oliveira

Resumo


Introdução: A Diabetes Mellitus é uma doença crônica que afeta e compromete a qualidade de vida de várias pessoas, que apesar de “assintomática”, pode culminar em consequências desastrosas para o paciente, como amputações, retinopatia, entre outras. Conhecendo essas complicações, acadêmicos de medicina acompanharam uma comunidade, com abordagem multiprofissional, para avaliar o grau de aceitação do doente.

Objetivos: Melhorar a qualidade do tratamento da Diabetes Mellitus pela maior aceitação e conhecimento sobre a doença.

Metodologia ou Descrição da Experiência: : Foram realizadas visitas domiciliares na comunidade a fim de aplicar um questionário semiestruturado para avaliar o conceito da doença e suas consequências caso não seja tratada satisfatoriamente. Durante as entrevistas, foi perguntado ao paciente há quanto tempo este recebeu o diagnóstico de DM e se ele realizava o tratamento corretamente. Muitos pacientes foram diagnosticados há mais de 10 anos e vários deles só realizavam o tratamento (medicamentoso) quando sentia algum sintoma da doença. Após analise dos questionários, foi realizada uma palestra com demonstração de alimentação correta, conceito, fisiopatogenia e consequências da doença além de aferição de pressão e glicemia em jejum.

Resultados: Muitos pacientes acreditavam em outra causa que não a DM, quando questionados acerca das complicações, por esta se tratar de uma doença assintomática. Alguns declararam reduzir a medicação recomendada pelo médico por conta própria por considerarem que já estavam “curados” da doença. A maioria dos pacientes apresentava hipertensão e altas taxas de glicemia. Quase a totalidade dos entrevistados não praticava atividade física e não cumpria com todas as exigências da alimentação saudável para um diabético, realizando, portanto, apenas o tratamento medicamentoso. Os idosos eram a maioria, e poucos contavam com o apoio da família.

Conclusão ou Hipóteses: Concluímos que o nível de conhecimento sobre a doença é insatisfatório, pois muitos acham que podem autorregular a posologia do medicamento quando o sintoma da doença acaba. Quanto aos pacientes mais novos, a adesão ao tratamento foi satisfatória. Alguns pacientes possuem conhecimento sobre a doença e suas complicações, mas não põe em prática e acreditam que só os medicamentos são suficientes.


Palavras-chave


Diabetes; Tratamento; Adesão

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.