Avaliação do conhecimento de estudantes do município Sobral acerca da AIDS

Ana Beatriz Cavallari Monteiro, Ana Tereza Parahyba Asfor, Ize Melo Amaral, Francisco Amadeu Pereira Júnior, Geison Vasconcelos Lira

Resumo


Introdução: Estudos realizados com adolescentes indicam a vulnerabilidade desse grupo em contrair o vírus HIV devido, principalmente, ao início precoce da atividade sexual e à curiosidade pelas drogas. Um dos fatores relevantes para a prevenção da AIDS é o conhecimento acerca da doença. Nesse contexto, elaborou-se um estudo devido à necessidade de se identificar o conhecimento de adolescentes acerca do tema.

Objetivos: Avaliar o conhecimento de estudantes do Ensino Médio da Rede Pública do município de Sobral (CE) sobre prevenção, formas de contágio, transmissão, sinais e sintomas, tratamento e mitos relacionados à AIDS e colaborar na elaboração de estratégias para realização de ações educativas nesse contexto.

Metodologia ou Descrição da Experiência: Durante campanhas educativas promovidas pelos integrantes da Liga de Medicina de Família e Comunidade de Sobral (LIMFACS) em parceria com estudantes filiados a IFMSA (International Federation of Medical Students Associations), fez-se um levantamento com base em questionário auto-aplicável composto por 6 questões objetivas e 16 questões afirmativas que deveriam ser classificadas em “verdadeiras” ou “falsas” que abordavam diversos aspectos relacionados à AIDS. A pesquisa foi realizada nos meses de novembro e dezembro de 2012 e considerou a participação de 221 alunos do Ensino Médio que estavam cientes da sua participação na pesquisa. Os dados obtidos foram analisados com base estatística.

Resultados: Dentre os resultados mais significativos, notou-se que 42,98% dos alunos classificaram os homossexuais e 24,88% os adolescentes como “grupo risco” e apenas 30,3% dos entrevistados considerou que não existem mais esses “grupos de risco” atualmente. Quanto aos mitos que envolvem a AIDS, 54,3% assinalou como verdadeiro que os portadores do vírus precisam separar seus pertences pessoais dos familiares, 42,98% considerou que o vírus não pode ser transmitido pelo leito materno e 39,36% acredita que a AIDS não pode ser transmitida em uma única relação sexual. Além disso, 51,13% dos alunos acham que sempre que uma pessoa é portadora do vírus ela tem a doença.

Conclusão ou Hipóteses: Apesar de o tema não ser totalmente desconhecido pelos adolescentes, alguns conceitos ainda precisam ser esclarecidos, como os modos de transmissão da doença, a diferenciação entre o portador do vírus e o que já desenvolveu a doença e a falsa ideia de que ainda existem “grupos de risco”. Esses conceitos podem ser abordados em campanhas educativas auxiliadas pelo Programa Saúde nas Escolas (PSE).




Palavras-chave


AIDS; Saúde do Adolescente; Conhecimento

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.