Ações dos residentes multiprofissionais em USF da região dos morros de Santos - SP

André Eduardo Mei, Bianca Tomi Rocha Suda, Déborah Oliveira, Natássia Aparecida Augusto, Tamiris Braga Natal

Resumo


Introdução: O Programa de Residência Multiprofissional em Atenção à Saúde da Universidade Federal de São Paulo (PRMAS - UNIFESP), Campus Baixada Santista, propõe atuação no nível primário em Unidade Básica de Saúde e Unidade de Saúde da Família por equipes compostas de 8 profissionais de categorias distintas. O presente trabalho relata ações da equipe situada na Região dos Morros do município de Santos/SP.

Objetivos: Apresentar as ações de cuidado em saúde e os resultados obtidos com as mesmas, no período de março a dezembro de 2012, por equipe de residentes do PRMAS - UNIFESP, na Seção de Saúde da Família (SESFAMI) dos Morros Vila Progresso e Santa Maria, situada no município de Santos - SP.

Metodologia ou Descrição da Experiência: No período mencionado, a equipe de residentes pautou seu trabalho em ações por linhas de cuidado em saúde: linha materno-infantil - grupo de gestantes e grupo de crianças menores de um ano; infância e adolescência - grupo de pré-adolescentes e aproximação do Programa Saúde na Escola; adulto e idoso - grupo de diabéticos insulino-dependentes; e saúde mental - participação do processo de matriciamento da rede de saúde mental e abordagens individuais por acolhimento e encaminhamento. Foram também realizadas ações transversais tais como: territorialização, acompanhamento de famílias cadastradas, capacitações, elaboração de catálogo de serviços, e organização do dispensário de medicamentos.

Resultados: Observou-se aumento do vínculo de munícipes com a USF; aperfeiçoamento da percepção e prática dos profissionais; aproximação com a rede de cuidados, pela atuação de diferentes áreas profissionais e com a equipe local; e aprendizado sobre gestão de demanda. A operacionalização do trabalho foi dinâmica, havendo ações executadas conforme planejamento inicial (grupos de gestantes, menores de um ano e de insulino-dependentes, abordagens de acolhimento e encaminhamento), bem como atividades não desenvolvidas como previa o projeto (Saúde na Escola e grupo de promoção de saúde com mulheres) e outras ainda que necessitaram replanejamento, como o fortalecimento do matriciamento em saúde mental.

Conclusão ou Hipóteses: As ações realizadas contribuíram para a formação dos residentes e profissionais da USF, através de processo que favoreceu discussão ampliada e percepção de singularidades, e para a assistência, enriquecida de olhares para o cuidado por diversificadas estratégias de atuação. Justifica-se, portanto, pedagógica e assistencialmente o investimento na parceria Residência Multiprofissional - USF.


Palavras-chave


Residência Multiprofissional; Atenção à Saúde; Ações.

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.