Ações educativas no dia mundial do diabetes e suas repercussões

Ariadna Janice Drumond Morais, João Paulo Pereira Gonçalves, Carlos Alberto Quintão Rodrigues, Michelle Pimenta Oliveira, Gabriela Patrus Ananias de Assis Pires

Resumo


Introdução: O dia mundial do Diabetes é comemorado em 14 de novembro, data definida pela Federação Internacional do Diabetes em 1991. Em 2012, o tema escolhido para esse dia foi: “Diabetes: Proteja Nosso Futuro”. Em comemoração a essa data foram realizadas ações educativas promovidas pelos alunos do PET- Saúde e a Estratégia de Saúde da Família Vila Telma, na área adscrita, com os diabéticos.

Objetivos: As ações objetivaram a educação população do território, com foco na prevenção do diabetes e promoção da saúde. Pretendeu-se também averiguar se as informações fornecidas durante a campanha foram aprendidas de forma permanente.

Metodologia ou Descrição da Experiência: As ações ocorreram pela manhã e contaram com diferentes abordagens para transmitir as informações aos usuários. No início fez-se uma caminhada para convidar a população, divulgar a campanha e estimular a atividade física, que contou com atrações culturais: dois palhaços e uma fanfarra. Após a caminhada, foram ministradas palestras: uma focada em dúvidas sobre o Diabetes e outra sobre os cuidados com os pés. Ao final aferiu-se a pressão arterial dos presentes e compartilhou-se um lanche como forma de confraternização. Para averiguar o aprendizado, fez-se um quiz de perguntas e respostas no grupo de Diabéticos realizado três semanas após a campanha.

Resultados: O evento contou com a presença de aproximadamente 60 pessoas. Notou-se que atrações culturais são boas ferramentas para atrair os usuários. Durante a caminhada os palhaços e a de fanfarra animaram o movimento e fizeram com que os moradores tivessem curiosidade de entender do que se trata o dia mundial do Diabetes, o que nos aproximou do objetivo de divulgar a campanha. Percebeu-se também que as ações de educação em saúde são efetivas na consolidação do conhecimento da população, uma vez que foi constatado durante o quiz, que os usuários conseguiram responder de forma espontânea à grande parte das perguntas, usando os conhecimentos ensinados no dia mundial do Diabetes.

Conclusão ou Hipóteses: As ações de educação em saúde são importante estratégia de aproximação da equipe com os usuários e permitem que os mesmos adquiram conhecimentos importantes para a prevenção de doenças e promoção da saúde. Esse aprendizado pode ser duradouro se a estratégia de abordagem incluir atividades variadas. Portanto, a educação em saúde auxiliou atingir os objetivos do dia mundial do Diabetes.


Palavras-chave


Diabetes; Prevenção; Educação

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.