Agenda e álbum da gestante e do bebê “bela família”

Rafaela Pavan, Maikelli Simes, Larissa Tombini, Janice Webler, Fátima Bedin

Resumo


Introdução: Como parte das atividades do Internato em Saúde Pública, no ano de 2012 os acadêmicos de medicina do Unidade Básica de Saúde (UBS) Bela Vista, no município de Chapecó-SC, com a orientação da docente e médica da Estratégia de Saúde da Família (ESF), desenvolveram a Agenda e Álbum da Gestante e do Bebê “Bela Família”, que foi apresentada à população durante os Cursos de Gestantes realizados na UBS.

Objetivos: O objetivo da proposta é incluir os estudantes na prática médica em Saúde Coletiva, levando estes a participarem ativamente do programa de assistência pré-natal, com elaboração de agenda e álbum “Bela Família”, assim como a organização de Curso de Gestantes no local.

Metodologia ou Descrição da Experiência: Com textos elaborados pelos acadêmicos, foi desenvolvida, com a equipe de Agentes Comunitários de Saúde a agenda/álbum, onde mesclou-se informações importantes para o período gestacional, pós-parto e puericultura. Estava incluído espaços para fotos e imagens de ultrassonografias, além de conteúdo relacionado a nutrição, parto, modificações gravídicas, prevenção de acidentes na infância, vacinação e desenvolvimento do bebê, cuidados pós-parto, amamentação e cuidados odontológicos. O planejamento incluiu 3 noites de curso, em duas edições anuais, com palestras e premiações doadas pela comunidade. Ainda, aos pais assíduos foi fornecido o certificado de “Super Pai” e “Super Mãe”.

Resultados: Durante as duas edições do curso ocorreu a participação de 38 gestantes e companheiros cadastrados na ESF. Nas palestras foram realizadas dinâmicas e apresentados os conteúdos programados, com intenso enriquecimento das discussões a partir das dúvidas dos participantes. Toda equipe de saúde da UBS participou ativamente, assim como os acadêmicos que, além de elaborarem os textos, puderam apresentar os temas juntamente com os profissionais. A união ensino-serviço promoveu a aproximação entre comunidade e equipe de saúde e ampliação das ações desenvolvidas.

Conclusão ou Hipóteses: A participação dos acadêmicos de forma prática é essencial para a formação dos futuros profissionais, sendo uma oportunidade importante para o desenvolvimento de habilidades e aprofundamento dos conhecimentos. Ao mesmo tempo, possibilitou a participação ativa dos pais no programa de pré-natal, da população e da equipe como um todo.


Palavras-chave


Saúde Pública; Pré-Natal; Participação

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.