Agendamento para especialistas e exames complementares de diagnóstico: um trabalho quantitativo

Michelly Terziotti de Oliveira, Hermany Capistrano de Freitas, Thais Saldanha Sousa, Thamara Vieira Rolim, Olivan Silva Queiroz

Resumo


Introdução: A alta taxa de resolutividade mostra-se como uma característica intrínseca da Medicina de Família e Comunidade, entretanto em alguns casos faz-se necessário a solicitação de exames complementares de diagnósticos ou até mesmo o encaminhamento para médicos especialistas. O presente trabalho focará no agendamento de exames complementares e consulta com médicos não generalistas.

Objetivos: Analisar quantitativamente os encaminhamentos realizados por um Posto de Saúde da Família do munícipio de Sobral/CE, comparando entre os últimos meses de 2012 a especialidade e exames complementares mais solicitados pelos Médicos e Residentes de Medicina de Família e Comunidade desta unidade.

Metodologia ou Descrição da Experiência: A partir de uma pesquisa no próprio PSF levantou- se o número de agendamentos de exames complementares e especialistas referentes aos meses de outubro, novembro e dezembro de 2012. Para tal coleta utilizou-se um instrumento criado pela própria unidade de saúde, no qual se anota a data da ligação para o agendamento, o nome do paciente, qual o tipo de encaminhamento e a data do exame ou consulta. Tal documento é preenchido pela pessoa responsável pelo contato telefônico com o centro de marcação. Para o tratamento dos dados foi utilizada a analise de conteúdo de Bardin (1995), comparando o resultado com meses com as respectivas especialidades e exames complementares.

Resultados: Nos meses analisados, a especialidade mais solicitada foi a de oftalmologia com uma média de 13,1 % dos agendamentos e entre os exames, mostrou-se o Eletrocardiograma, com 7,16%. Destaca-se também, entre os exames complementares de diagnóstico: Radiografia de Tórax, Ultrassom Transvaginal, Ecocardiograma, Ultrassonografia Obstétrica, Ultrassonografia Abdominal, Radiografia de Coluna e Prevenção de Câncer Ginecológico ou Teste de Papanicolau. Destaca-se que no mês de novembro houve um aumento de aproximadamente seis vezes o número de mamografia, visto que no mês anterior faz-se a campanha nacional contra o câncer de mama – Outubro Rosa.

Conclusão ou Hipóteses: Mesmo ao analisar os dados de apenas um único PSF, pode-se claramente a especialidade mais procurada, oftalmologia, e o exame complementar de diagnóstico mais solicitado, Eletrocardiograma. Deve-se destacar que se analisou apenas os exames e encaminhamentos que necessitam de agendamento, ou seja, disponibilidade de vaga. Sabe-se que, na maioria dos casos, não é o suficiente.


Palavras-chave


Agendamento de Consultas; Atenção Primária à Saúde; Medicina de Família e Comunidade

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.