Caracterização da demanda de uma ESF em Uberaba, MG

Marcos Guilherme Lemos Ribeiro, Talitha Paula Resende Martins, Ana Cristina Gomes da Silva, Adriana Aveiro Ventura, Fabiana Prado dos Santos Nogueira

Resumo


Introdução: A utilização de estudos epidemiológicos para analisar os atendimentos de um serviço de saúde tem importância no planejamento em saúde, buscando atender aos princípios da Atenção Primária em Saúde e aumentar a resolutividade e a qualidade do serviço ofertado. Este estudo buscou analisar a demanda de atendimentos realizados em uma Equipe de Saúde da Família de Uberaba, MG, no período de um ano.

Objetivos: Analisar uma amostra dos atendimentos realizados na ESF durante o ano de 2009, buscando a melhoria da resolutividade da atenção no serviço segundo variáveis de: tipo de atendimento, residentes na área de abrangência, tipo de caso, queixa principal, faixa etária e encaminhamento para outros serviços.

Metodologia ou Descrição da Experiência: Trata-se de um estudo epidemiológico observacional, transversal e descritivo, com amostra não aleatória, que incluiu os pacientes que foram atendidos pelos acadêmicos do Curso de Medicina da Universidade de Uberaba, com supervisão do médico preceptor da Equipe de Saúde da Família, durante o ano de 2009. Os dados foram coletados pelos acadêmicos .As queixas principais foram escolhidas também pelos alunos e foram codificadas segundo a Classificação Internacional de Doenças (CID X) . Posteriormente todos os dados foram registrados em planilha eletrônica e passaram por analise estatística descritiva, sendo informado os valores percentuais e absolutos em forma de tabelas e gráficos.

Resultados: Observou-se que a maior parte dos atendimentos realizados foram de consultas médicas individuais (96,9%), sendo que as visitas domiciliares representaram 3,1% . A maioria dos pacientes residia na área de abrangência da ESF (95,8%). A demanda agendada representou 33,63% dos atendimentos e o cuidado continuado ( que englobou as visitas domiciliares e os retornos as consultas ) 64,14%. A demanda imediata no período foi de 2,23%. Quanto a faixa etária houve maior percentual de consultas entre adultos de 20 a 49 anos (56,5%), seguido pelos idosos acima de 60 anos (27,3%). Os encaminhamentos a partir das consultas para outros serviços foram de 8,26%.

Conclusão ou Hipóteses: O trabalho permitiu conhecer o perfil epidemiológico da demanda atendida pela unidade de saúde, permitindo uma melhor reflexão sobre as necessidades da população local e fundamentando as solicitações que serão feitas à gestão para melhoria do serviço.





Palavras-chave


Planejamento em Saúde; Análise da Demanda na APS; Epidemiologia dos Serviços de Saúde

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