Enteroparasitoses em jovens numa unidade básica de Conceição do Lago Açu - MA

Alcyone de Oliveira Paredes, Wellyson da Cunha Araújo Firmo, Osmilda Costa dos Santos, Samara Xavier Miranda

Resumo


Introdução: No Brasil, as parasitoses intestinais representam um grave problema de saúde pública devido à carência de saneamento básico associada à falta de medidas pessoais e sociais de higiene. As parasitoses são infecções causadas por protozoários e helmintos, com ampla distribuição geográfica, acometendo várias pessoas, principalmente dos países em desenvolvimento.

Objetivos: O objetivo do estudo foi identificar a presença de parasitas intestinais dentre as crianças e adolescentes atendidas em uma Unidade Básica de Saúde (UBS) do Município de Conceição do Lago Açu-MA.

Metodologia ou Descrição da Experiência: Tratou-se de um estudo descritivo e exploratório com abordagem quantitativa, onde foram analisados os exames parasitológicos de fezes de crianças e adolescentes no momento da consulta realizada na UBS. Como instrumento de coleta foi aplicado um questionário sócio demográfico direcionado aos responsáveis e preenchida uma planilha específica sobre os enteroparasitas encontrados nos exames. A coleta dos dados foi realizada durante o período de agosto a outubro de 2012. Os dados obtidos foram analisados utilizando-se os programas Word® e Excel® versão 2010, sendo processados na forma de quadros, tabelas e gráficos.

Resultados: Foram analisados 100 exames, dos quais se verificou maior ocorrência de parasitoses no sexo feminino (56%). Observou-se que, (48%) dos pacientes compreendidos entre a faixa etária de 04 a 07 anos foram os mais acometidos por enteroparasitoses. Encontrou-se dentre os protozoários com maior freqüência, Giardia lamblia (17%) seguido de Entamoeba histolytica (13%) e entre os helmintos os mais prevalentes foram o Ascaris lumbricoides (42%) e Enterobius vermicularis (17%).

Conclusão ou Hipóteses: A identificação de enteroparasitas no Município de Conceição do Lago Açu-MA representa um indicador, que contribuirá na elaboração e implementação de políticas públicas pelos gestores municipais, incluindo medidas educativas e profiláticas visando minimizar a problemática das enteroparasitoses na população.




Palavras-chave


Infecções; Enteroparasitosas; Parasitoses Intestinais

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.