Estudo qualitativo sobre a gestão do ensino nas equipes de saúde

Vitor Hugo Lima Barreto, Sophie Elizabeth Park, Greta Rait

Resumo


Introdução: A pesquisa vídeo-etnográfica permite que os pesquisadores e pesquisados desenvolvam uma parceria, proporcionando o clima adequado para trabalhar possíveis mudanças de conhecimentos e práticas em transição, que de outra forma não seriam percebidos. O feedback reflexivo só será possível como resultado de uma relação positiva com os profissionais de saúde envolvidos.

Objetivos: O objetivo do uso de dados de vídeo para feedback reflexivo é abordar a complexidade das práticas in situ, em vez de reduzi-las a modelos simplificados. A vídeo-etnografia apoiará a equipe no desenvolvimento de sua capacidade de gerir o ensino de profissionais de saúde da graduação e pós-graduação.

Metodologia ou Descrição da Experiência: A observação e as entrevistas serão realizadas antes da coleta de dados de vídeo. Uma intensa prática de observação participante irá fornecer conteúdo para o planejamento de entrevistas e gravação de vídeo, bem como estabelecer uma relação de confiança com as equipes de saúde. Será importante identificar membros estratégicos da equipe que irão ajudar a promover e explicar o estudo para os colegas. Isso irá garantir que pesquisadores e profissionais de saúde estejam mutuamente envolvidos na negociação dos termos da pesquisa. A equipe irá indicar quando as filmagens poderão começar.

Resultados: A filmagem produzida será então analisada para identificar temas emergentes, que serão considerados na construção do DVD reflexivo. O julgamento ético irá orientar a seleção de trechos, deixando de fora o material que seja inadequado ou problemático, tendo em vista as tensões existentes e dinâmica da unidade. Esta seleção poderá ser auxiliada por sessões prévias com membros relevantes das equipes que possam ser afetados pelos trechos potencialmente problemáticos, a fim de garantir uma colaboração contínua com o estudo. A sessão reflexiva irá reunir toda a equipe de saúde e os alunos, com duração de 90 minutos.

Conclusão ou Hipóteses: Quais serão as dificuldades em filmar no ambiente de serviços de saúde? Quais os desafios éticos? Como a relação pesquisador-pesquisado se modificará?




Palavras-chave


Educação Médica; Preceptoria; Vídeo-Etnografia

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.