Indicadores da saúde da mulher: para além da saúde reprodutiva

Rafael Dall Alba, Maria Luiza Ferreira De Barba, Dora Lúcia Leidens Corrêa Oliveira, Bárbara Andres, Alcindo Antônio Ferla

Resumo


Introdução: Os indicadores relativos à saúde da mulher (SM), que se incluem nas políticas (Rede Cegonha) e programas (PMAQ), todos convergem para a constituição/fortalecimento da integralidade no cuidado a partir da Política de Atenção Integral à SM. Porém as tecnologias analíticas do cuidado da SM, que são predominantemente quantitativas, focam-se estritamente em indicadores restritos a aspectos reprodutivos.

Objetivos: O objetivo do estudo é avaliar os indicadores e tensionar os dados para a construção de um instrumento que seja mais sensível na analise da integralidade da saúde da mulher.

Metodologia ou Descrição da Experiência: A metodologia utilizada é a analise de cenários que busca uma aproximação entre as esferas governamentais, acadêmicas, assistenciais e sociais na construção de um instrumento avaliativo. Os elementos epidemiológicos e estatísticos são conjuntamente elaborados com aspectos metodológicos de triangulação qualitativa e grupos focais num espaço de construção coletiva (oficinas) visando a formulação de um instrumento avaliativo do cenário de saúde das mulheres.

Resultados: Os resultados obtidos a partir da analise dos indicadores e tensionamento crítico dessas representações fortaleceu a necessidade da utilização de uma metodologia mais abrangente para melhor representar o cenário da saúde da mulher. Essa construção resultou na aprovação de um projeto de avaliação nacional intitulado Uso de tecnologias de integralidade no cuidado às mulheres no âmbito da rede de Atenção Básica: análise de cenários em relação à consulta ginecológica.

Conclusão ou Hipóteses: Conclui-se que a analise de cenários na discussão dos indicadores, busca contribuir para o fortalecimento do uso cotidiano de informações para a tomada de decisão e também colaborar para o fortalecimento da integralidade do cuidado a saúde da mulher.





Palavras-chave


Informação em Saúde; Analise de Indicadores de Saúde; Saúde Coletiva

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.