Análise do stress e sobrecarga emocional dos cuidadores de crianças autistas

Letícia Holanda Assunção, Luciana Cristina Menezes Martins dos Santos, Natália Rodrigues Eugênio, Amira Consuelo de Melo Figueiras, Ana Emilia Vita Carvalho

Resumo


Introdução: O Espectro Autista é um Transtorno do Desenvolvimento e caracteriza-se pelo atraso no desenvolvimento das habilidades sociais e comunicativas que cooperam para grande dependência da criança em relação aos cuidadores. Estes enfrentam o desafio de ajustar seus planos às limitações dessa condição, o que pode propiciar o aparecimento de problemas de saúde resultantes do stress e sobrecarga emocional.

Objetivos: A presente pesquisa, que faz parte de um estudo mais amplo, tem como objetivo verificar o nível de stress e de sobrecarga emocional existente nos cuidadores primários de crianças com o diagnóstico de autismo em Ananindeua-PA.

Metodologia ou Descrição da Experiência: Participaram do estudo 35 cuidadores de crianças autistas residentes no município de Ananindeua (PA). Para a coleta de dados foram aplicados os seguintes instrumentos: a Ficha de Caracterização dos Cuidadores, Inventário de Sintomas de Stress para Adultos de Lipp (ISSL) e Escala de Sobrecarga (Burden Interview). A coleta de dados foi realizada em uma sessão de entrevista que antecedeu as oficinas de suporte aos cuidadores.

Resultados: Os resultados preliminares apontaram à predominância do que gênero feminino (86%) entre os cuidadores. A média de idade dos participantes foi de 36 anos (±6,9), a mediana dos anos de escolaridade foi 11 anos (6-17) e a maioria desenvolve atividade do lar (60%). Quanto aos indicadores de stress 66% apresentaram stress, predominando a fase de resistência (0,83) e o tipo de sintoma psicológico (0,91). Com relação a sobrecarga emocional, todos os participantes apresentaram algum nível de sobrecarga, predominando nível leve (54%).

Conclusão ou Hipóteses: Diante dos resultados observa-se a presença de sintomas de stress e de sobrecarga emocional nos cuidadores de crianças autistas e discute-se a necessidade de intervenção psicológica que auxilie no controle da instabilidade emocional dos cuidadores. Bem como orientações oferecidas pela Equipe de Saúde da Família são importantes para auxiliar no suporte domiciliar ao cuidador e sua criança.


Palavras-chave


Stress; Autismo; Cuidador

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.