Aplicações de magnésio em fármacos

Ingred Kássia da Costa Tavares Israel, David Américo de Assunção Júnior, Michel Quaresma Rodrigues, Rômulo Augusto Feio Farias

Resumo


Introdução: O Magnésio é fundamental para a homeostase do corpo, está presente em mais de trezentas reações metabólicas e além de ter essas atuações, ele ganha destaque como substância presentes em vários medicamentos para diversos fins terapêuticos.

Objetivos: Apresentar as principais informações presentes na literatura científica sobre utilização de Magnésio em fármacos.

Metodologia ou Descrição da Experiência: Consistiu de pesquisa bibliográfica referente à utilização do Magnésio em fármacos, pesquisa em livros referentes a área (farmacologia, bioquímica...), em publicações de interação fármaco-nutriente (Mg e nutrientes) e sites de pesquisa Pubmed, Scielo, google acadêmico e biblioteca virtual em saúde (BVS) utilizando as palavras-chave: magnésio e fármaco. Os artigos e livros selecionados datam a partir de 2000.

Resultados: De acordo com os achados, o Magnésio atua como analgésico e sedativo; inibindo a liberação da acetilcolina na junção neuromuscular e agindo como relaxante muscular, potencializando a ação dos bloqueadores neuromusculares não despolarizantes; Anticonvulsivante: diminui a resistência vascular, sem alterar o fluxo sanguíneo, tendo utilidade obstétrica; Antiasmático: inibe a liberação de histamina e acetilcolina e potencializa os efeitos dos agentes beta- drenérgicos; Antiácido: possui caráter básico e está presente na fórmula de alguns antiácidos como hidróxido e óxido de magnésio, hidróxido de alumínio, trissilicato de magnésio, hidróxido de alumínio associado ao carbonato de magnésio etc.

Conclusão ou Hipóteses: Percebe-se a utilização terapêutica do Magnésio nos medicamentos disponíveis atualmente, e deduz-se que podem haver outras aplicações ainda não descobertas pela medicina. Mais pesquisas devem ser feitas a fim de se tentar comprovar cientificamente mais potencialidades que esse medicamento ou nutriente podem oferecer.


Palavras-chave


Magnésio; Interação Magnésio-Nutrientes

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.