As práticas integrativas e complementares na atenção integral de idosos indígenas

Rogério de Souza Loredo

Resumo


Introdução: O município de Santa Isabel do Rio Negro tem pouco mais de 18 mil habitantes, sendo mais de 90% indígenas, pertencentes a mais de 10 etnias distintas. Pouco mais de 370 idosos frequentam o único Posto de Saúde da Família(PSF). Inovamos executando o Projeto Atenção Integral ao Idoso Indígena com Práticas Integrativas e Complementares.

Objetivos: Nosso objetivo é produzir Resolutividade, com Equidade e Acolhimento utilizando um conjunto integrado de práticas não medicamentosas voltadas para os idosos de nosso PSF. Para isso, usamos Acupuntura,Auriculoterapia,Massagem,Eletroestimulação e Plantas Medicinais.

Metodologia ou Descrição da Experiência: Inicialmente realizou-se triagem e criação do grupo de idosos que frequentam o PSF. Definiu-se as terças e quintas-feiras como dias preferenciais de atenção ao idoso, sendo que a parte da tarde das quintas-feiras são para fazer Atenção Domiciliar exclusiva aos idosos. Tanto nas consultas no PSF quanto nas visitas domiciliares realiza-se a combinação de ações de Medicina de Família e Comunidade com Acupuntura, Auriculoterapia, Massagem, Eletroestimulação e Plantas Medicinais. Diminuiu o uso de medicamentos, controlamos DCNT e reabilitamos casos de AVC, o qual se constitui atualmente na maior causa de morte no Brasil.

Resultados: A melhoria na Qualidade de Vida dos idosos é contagiante. Os mesmos passaram a ter ânimo, disposição, e funcionalidade para participar das caminhadas matinais todas as segundas, quartas e sextas-feiras. Esse fato também contribuiu para que alguns idosos necessitassem a diminuição na dosagem de medicamentos anti-hipertensivos e hipoglicemiantes orais. Artrites, Osteoartrites, Lombalgias, Cervicalgias, Dorsalgias são outros exemplos de doenças facilmente controladas. Houve uma forte diminuição de queixas por Insônia. Idosos com AVC passam por reabilitação. A fama desse trabalho atraiu pacientes das cidades vizinhas, inclusive de Manaus.

Conclusão ou Hipóteses: Acreditamos que estamos no caminho certo para produzir Resolutividade, com Equidade e Acolhimento executando um modelo de atenção integral, segundo os princípios da Humanização do SUS, e da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares. Nossa estratégia aponta uma saída inovadora para que municípios de pequeno porte possam realizar um Serviço de Atenção Domiciliar diferenciado.

 


Palavras-chave


Acupuntura; Plantas Medicinais; Massagem

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.