A Medicina de Família e Comunidade: campo de ensino para outras especialidades

Naira Mirian Las-Casas Feichas, Claudia Mota, Nicolás Esteban Castro Heufemann, Fabíola Kelly Santos

Resumo


Introdução: Em 2006, o Ministério da Educação estabeleceu como requisito mínimo que a residência de Clínica Médica tivesse um período na Atenção Primária à Saúde (Resolução CNRM no 02/2006 de 17 de maio de 2006). A partir de 2007, então, começamos a desenvolver atividades com estes residentes na Estratégia Saúde da Família.

Objetivos: refletir sobre a experiência do módulo de Saúde da Família nos serviços de residência médica em Clínica Médica e Psiquiatria

Metodologia ou Descrição da Experiência: relato de experiência

Resultados: A residência médica de Medicina de Família e Comunidade tem atuado na formação dos residentes de clínica médica nos últimos cinco anos. Recebemos os residentes oito horas por semana, seis semanas cada um. Neste último ano, começamos a receber também os residentes de psiquiatria por um período de 12 semanas, 4 horas por semana. Os residentes muito tem contribuído no acompanhamento dos pacientes da Atenção Primária e vivenciado experiências de visitas domiciliares, atenção comunitária, dentre outras que são próprias da Medicina de Família e Comunidade.

Conclusão ou Hipóteses: A experiência tem sido muito gratificante e bem aceita. Pretendemos aprimorar mais nossas experiências de ensino-aprendizagem e contribuir para a formação de novos médicos articulados com o seu entorno e realidade bio-psico-social, ciente de seu potencial transformador e principalmente de seu papel como impulsionadores de mudanças sociais, independente da especialidade em que atuem..


Palavras-chave


Medicina de Família e Comunidade; Residência médica; Áreas Básicas

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.