A produção científica de um grupo do PET-saúde de Aracaju

Anna Klara Bohland, Salvyana Carla Palmeira Sarmento Silva

Resumo


Introdução: O PET-saúde é uma estratégia dos Ministérios da Saúde e Educação que objetiva extensão e pesquisa na APS. No ano de 2009-2010 foram formados quatro grupos PET em Aracaju; no presente estudo será discutido apenas um, formado por 7 preceptores, 14 alunos bolsistas e 21 não bolsistas. Cabe ressaltar que no durante o projeto 11 não bolsistas buscaram outros programas que ofereciam bolsas de fomento.

Objetivos: Objetivo: O objetivo do presente estudo é descrever os projetos de pesquisa elaborados pelos alunos do Pet-Saúde de Aracaju, em 2009.

Metodologia ou Descrição da Experiência: Metodologia: Foi definida uma estratégia geral onde os alunos fariam pesquisas em banco de dados secundário (Sistema de Informações Hospitalares) cujo tema seria as condições sensíveis de atenção hospitalar, no período de 1998 a 2008. Além disto, foram elaborados relatos de experiências.

Resultados: Foram 11 trabalhos, 5 sobre condições sensíveis de atenção hospitalar: as internações por AVC na população de Aracaju; as internações por pneumonia em menores de 18 anos; a resolutividade da ESF no tocante às internações por tuberculose em homens; a implementação da vacina anti-influenza em maiores de 60 anos e as internações por pneumonia; o perfil de crianças menores de cinco anos internadas por infecção respiratória aguda e características do perfil epidemiológico de crianças menores de um ano atendidas por uma área da ESF em 2008. Foram produzidos 5 relatos de experiência relacionados às Unidades de Produção do Cuidado: 3 sobre o território, 1 de acolhimento e 1 sobre procedimentos.

Conclusão ou Hipóteses: Conclusões: O PET-saúde, no tocante a elaboração de projetos de pesquisa, capacitou os estudantes e os mesmos apresentaram e/ou encaminharam os trabalhos para seminários, congressos e revistas cientificas, sendo que até o momento, foram sete as publicações deste grupo, resultando no aumento da produção de conhecimento na área da Atenção Primária.


Palavras-chave


PET Saúde; Pesquisa; Atenção Primária

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.