Aspectos do cuidado da gestante e da criança no Programa Mãe Coruja

Keduly Vieira Gadelha, Maria da Conceição Silva Cardozo, Tânia Maria Andrade Lima, Ana Maria de Lima Oliveira, Ana Elizabeth Andrade Lima

Resumo


Introdução: Em Pernambuco as mulheres e crianças, ainda não tem garantido o acesso a Atenção Primária no período gestacional, puerperal e ao acompanhamento da criança menor de 5 anos.Em 2007 o PMCP foi implantado mudando o paradigma na linha do cuidado, para fortalecer o atendimento.Levando gestores, atores importantes, contribuindo para a mudança na qualidade de vida das mulheres, crianças e suas famílias.

Objetivos: Descrever o processo de trabalho dos Cantos Mãe Coruja no cuidado a gestante e crianças mais vulneráveis, acompanhada pelo Programa Mãe Coruja Pernambucana.

Metodologia ou Descrição da Experiência: A partir da matriz de monitoramento da Sala de Situação do Canto Mãe Coruja foi possível identificar, monitorar e subsidiar os gestores municipais na construção e aprimoramento da rede de assistência materno-infantil nos municípios onde existem populações em condições de mais vulnerabilidade. As ferramentas de monitoramento possibilitaram conhecer o desenho necessário para responder as necessidades e incluir as áreas mais vulnerável do território Mãe Coruja, tais como os quilombolas e indígenas.

Resultados: O processo se estabelece a partir da confirmação da gravidez, seguida pelo acompanhamento do pré-natal, participação nos Ciclos de Educação e Cultura, Cursos profissionalizantes, documentação, acesso ao Programa do leite, Os resultados alcançados mostram ser fundamental, para o desenvolvimento de políticas públicas inclusivas, a definição de território sanitário no contexto da rede de cuidados materno-infantil. Observa-se uma mudança de atitude das mulheres em relação aos cuidados consigo e com suas crianças.

Conclusão ou Hipóteses: É no entrelaçamento dessa teia social que o PMCP apresenta-se, na conjunção de objetivos, eixos estratégicos e metodologias, na garantia dos direito das mulheres, de seus filhos e sua família.


Palavras-chave


Cuidado; Atenção Primária; Rede de Cuidado

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.