Assistência de enfermagem na avaliação de neuropatia diabética

Wellyson da Cunha Araújo Firmo, Ayslan Gonçalves Torres, Deiane Ferreira do Nascimento Torres, Joselito de Assis Cardoso, Fábio Raimundo Maciel Carvalho

Resumo


Introdução: O diabetes mellitus (DM) é uma condição patológica de um grupo de doenças metabólicas caracterizadas por hiperglicemia e associadas a várias complicações, disfunções e insuficiência de vários órgãos. A neuropatia diabética é a complicação mais comum do diabetes, compreendendo um conjunto desíndromes clínicas que afetam o sistema nervoso periférico sensitivo, motor e autonômico.

Objetivos: O presente estudo tem como objetivo avaliar o grau de neuropatia diabética em portadores de Diabetes Mellitus acompanhados pela Estratégia Saúde da Família, no bairro Vila Frei Solano no município de Bacabal-MA.

Metodologia ou Descrição da Experiência: Para tanto, utilizou-se de umapesquisa descritiva com abordagem quantitativa, cujos dados foram obtidos por meio de pesquisa de campo.

Resultados: Como resultado desta, verificamos que avaliação do grau de risco para o desenvolvimento de ulceras nos portadores de DM, utilizando a classificação do Consenso Internacional sobre Pé Diabético, realizada na localidade estudada, demonstrou que 56,25% dos sujeitos apresentaram grau de neuropatia ausente, 43,75% grau um de neupropatia presente e 18,75% grau 2, ou seja, neuropatia presente com doença vascular periférica.

Conclusão ou Hipóteses: A detecção e identificação precoce do processo neuropático oferece uma oportunidade crucial para o sujeito diabético no sentido deativamente procurar o controle glicêmico ótimo e implementarcuidados com o seu pé antes de a morbidadese tornar significante.

 


Palavras-chave


Assistência de Enfermagem; Diabetes Mellitus; Neuropatia Diabética

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.