Articulação da pesquisa com a qualificação da formação: experiência do pet-saúde

Fernando Costa Araujo, Carla Andrea Avelar Pires

Resumo


Introdução: A inserção dos acadêmicos no seio da Atenção Básica deve se basear nas necessidades e prioridades da população como fonte de produção de conhecimento e pesquisa na universidade; além de fomentar e estimular o trabalho multi e interdisciplinar na busca por uma formação mais atenta e sensível as várias necessidades dos usuários.

Objetivos: Relatar o processo de integração da pesquisa e Atenção Básica como potencial qualificador da formação de acadêmicos da Universidade Federal do Pará (UFPA) decorrido a partir de atividades assistenciais desenvolvidas no PET-Saúde, em Ananindeua/PA, de 2010 a 2012; quantificar a produção científica.

Metodologia ou Descrição da Experiência: Relato de Experiência de 2 anos de atuação de um Programa de Educação Tutorial em Saúde, com equipes multiprofissionais de acadêmicos inseridos em Unidades de Saúde. As equipes realizavam reuniões sistemáticas com seus respectivos tutores, que deveriam prover, além de orientação aos estudantes de graduação, a capacitação pedagógica ao Preceptor e a orientação voltada à Pesquisa e Produção de conhecimento relevante voltado à Atenção Básica. Os encontros eram realizados nas fases de concepção da temática, correção de projetos para Comitês de Ética em Pesquisa, Coleta de Dados e Elaboração de Artigos Científicos.

Resultados: As atividades assistenciais poderiam preceder o período da pesquisa, acompanhá-la em todas as etapas, ou sucedê-la, conforme os resultados encontrados. Foram publicados 5 artigos em periódicos nacionais indexados, com apresentação em eventos científicos regionais e nacionais do total de, respectivamente, 58 e 52 trabalhos decorrentes das intervenções e pesquisas realizadas no âmbito do PET-Saúde. Os projetos de Pesquisa incorporaram temas prioritários para contribuição às políticas e prioridades do Ministério da Saúde, e se relacionavam s temáticas acolhimento, promoção da saúde e prevenção de agravos, além de vigilância e controle das doenças transmissíveis de interesse da saúde publica.

Conclusão ou Hipóteses: O estímulo à produção científica permitiu contribuição bilateral entre serviço e formação acadêmica, ao criar mecanismos que garantem aquisição de habilidade para compartilhar o conhecimento através da elaboração de materiais didáticos e execução de palestras educativas, bem como melhor capacidade de lidar com o conhecimento científico metodologicamente organizado.


Palavras-chave


PET; Saúde; Qualificação

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